600 famílias dos bairros Dom Fernando I e II terão seus imóveis regularizados

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), realiza neste sábado, dia 03, a partir das 9 horas, audiência pública sobre a regularização dos imóveis do Jardim Dom Fernando I e II, na Região Leste de Goiânia.

A audiência é o momento em que a Agehab explica para comunidade como será o processo de regularização dos bairros e o cadastramento das famílias, que começará no dia 12 de junho.

A audiência acontece na Praça do Jardim Dom Fernando I, na Rua 27 de Janeiro, ao lado da Escola do Circo. Participam do diálogo com a comunidade, o presidente da Agehab, Luiz Stival, e a equipe de regularização fundiária da Agência.

Segundo o presidente da Agehab, esta é uma das fases primordiais do processo. “O sucesso do programa de regularização fundiária do Estado deve-se ao diálogo franco e aberto da Agehab com a comunidade. Necessitamos da colaboração da comunidade para que o processo avance. Tenho certeza que teremos muito êxito com o trabalho no Dom Fernando, atendendo um anseio dos moradores. A escritura é uma conquista de cidadania para essas famílias que sonham com essa escritura há 30 anos”, frisa.

O Jardim Dom Fernando surgiu de processo de ocupação urbana no final da década de 1980, em terrenos de domínio da Cúria e do Estado. Decorridos 30 anos, as famílias ainda aguardam pela legalização do bairro e escrituração dos imóveis, o que ocorrerá agora com o programa Casa Legal, do Governo de Goiás.

A Agehab executará integralmente a regularização dos imóveis implantados em áreas de domínio do Estado no Jardim Dom Fernando II, um total de 204 imóveis. Já os 388 imóveis do Jardim Dom Fernando I, pertencentes à Igreja, serão regularizados com auxílio da Agehab, por meio de parceria firmada com a Arquidiocese de Goiânia. A Agehab executará a parte técnica e o cadastramento das famílias para que a Arquidiocese efetue o registro do bairro e a escrituração dos imóveis.

A Agehab executa desde 2011 um programa de regularização fundiária Urbana, o Casa Legal – Sua Escritura na Mão.  Com o Casa Legal, o Governo de Goiás já entregou mais de 17,5 mil escrituras, das quais mais de 10 mil em Goiânia, a maioria na região Noroeste da capital.

O programa está em andamento em 52 municípios para legalização de 104 bairros. São mais de 30 mil imóveis com processo de regularização em andamento na Agehab. Em Goiânia, mais de 20 bairros são atendidos com o programa Casa Legal. Foram regularizados na capital mais de 10 mil imóveis de um total de 24,3 mil processos abertos ao longo dos últimos sete anos.

Fonte: Goiás Agora

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mercadões Goianos impulsiona economia local no Entorno do DF

O titular da Secretaria de Estado de Industria, Comercio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, visitou as obras dos Mercadões Goianos em Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto nesta segunda-feira, 25. Este projeto é resultado de uma parceria entre a SIC e o Goiás Social, contando com um aporte de R$ 250 milhões provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), que beneficiará cinco municípios.
 
As obras em Aguas Lindas estão em sua fase final, enquanto em Santo Antônio do Descoberto, elas iniciaram em agosto deste ano. “As obras estão avançando com excelência, principalmente em Aguas Lindas, onde em breve entregaremos o primeiro Mercadão Goiano do estado,” destacou Joel de Sant’Anna.
 
Os Mercadões Goianos são projetados para contribuir significativamente para o crescimento econômico do Entorno do Distrito Federal. “Estamos criando um espaço moderno que impulsionará a economia local, gerando empregos e renda para uma população que por muito tempo foi ignorada pelo poder público,” enfatizou o secretário. Esses mercados oferecerão quase 8,5 mil metros quadrados em dois pisos, com acabamento de primeira linha, garantindo condições dignas de trabalho e higiene para pequenos comerciantes, feirantes e vendedores de alimentos.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Aguas Lindas, Nilton Eduardo Castilho, presente na visita, reforçou a visão inovadora do projeto. “Este empreendimento inaugurará uma concepção inovadora de feiras populares, agregando valores aos atendimentos e a todas as exigências de segurança alimentar, oferecendo centenas de opções qualificadas de produtos e serviços por meio de um layout dinâmico, funcional, seguro e muito confortável a todos os usuários,” destacou Castilho.
 
Waldevino Pereira da Costa, titular da Secretaria de Industria, Comercio e Trabalho (Seinctrab) de Santo Antônio do Descoberto, reiterou o impacto positivo do projeto. “É importantíssimo este projeto para nós. Só temos a agradecer ao nosso governador, Ronaldo Caiado, e à nossa primeira-dama, Gracinha Caiado, pela sensibilidade de construir este Mercadão.”

Estrutura Moderna e Inclusiva

O Projeto Mercadão visa construir mercados e feiras cobertas para feirantes e artesãos que, até então, não dispunham de um espaço adequado para suas atividades comerciais. Aguas Lindas será a primeira cidade a receber uma estrutura do tipo. Em junho de 2023, o governador Ronaldo Caiado assinou a ordem de serviço para o início das obras, que atualmente se encontram em estágio final de acabamentos. Em Santo Antônio do Descoberto, a licitação foi concluída no primeiro semestre deste ano, com as obras tendo início em agosto.
 
Os mercados estão projetados para se tornarem verdadeiros centros de gastronomia nordestina, oferecendo um ambiente revitalizado para pequenos comerciantes, feirantes e vendedores de alimentos. Com um hortifruti no térreo, equipado com câmara frigorífica e energia solar, o local também contará com serviços como Vapt Vupt e uma sala de cursos de capacitação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp