67% dos jovens nunca fizeram nenhum tipo de trabalho voluntário

Uma pesquisa feita pelo Goiás Pesquisas em parceria com o Diário do Estado, revelou algumas informações interessantes sobre o tema do trabalho voluntário. Das 732 pessoas ouvidas nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, apenas 24% já haviam realizado trabalho voluntário, enquanto 76% nunca tiveram a experiência.

Da população jovem, 67% respondeu que nunca realizou nenhum tipo de atividade voluntária na vida. Mas, de todas as pessoas ouvidas que já passaram pela ação, 71% são mulheres, e apenas 29% são homens.

Dentre as motivações, 68% das pessoas alegaram razões pessoais: doença na família, violência no bairro e religião. Nessa linha, 53% das pessoas  aderiram à causas religiosas ou de caráter humano. Outros 29% se envolveram com questões relacionadas à defesa dos animais, e 18% disseram que sua atividade se relaciona com “fazer o bem a quem precisa”.

Para quem não faz trabalho voluntário, as razões alegadas foram falta de tempo (29%) e não saber onde encontrar informações sobre isto (35%). Dentre as ações, 86% são relacionadas a doação de alimentos, roupas, material escolar ou dinheiro, enquanto 10% doam o tempo ou o serviço e 4% doam sangue.

E para quê as pessoas se envolvem nestes tipos de iniciativas? 51% dizem que para se sentirem melhor como pessoas, e outros 26% alegam questões religiosas.

Veja mais dados encontrados na pesquisa. Dos entrevistados:

57% desconfiam de organizações não-governamentais que possuem relações político partidárias;

13% diz não confiam em organizações não-governamentais;

9% diz que não fazem por não ter habilidades compatíveis com as vagas disponíveis;

14% diz que não fazem pela falta de flexibilidade de horários nas instituições;

6% faz por questões profissionais;

3% faz para ocupar o tempo livre;

14% faz porque “desejam mudar o mundo”;

71% buscam o voluntariado através da internet;

14% buscam em instituições religiosas;

6% buscam no bairro onde moram;

9% buscam no local de trabalho;

Para nós os dados encontrados nesse terceiro ano da Pesquisa sobre Voluntariado no Estado de Goiás reflete o cenário provocado pela pandemia de coronavírus, em especial, no que se refere à doação de alimentos e ao aumento na busca por atividades de voluntariado nas áreas de geração de emprego e renda e, saúde. – Jorge Lima.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos