7 cuidados para ter com os cães no verão

O verão começou hoje e nós vamos dar para você 7 dicas de cuidados com os cães, para aproveitar aquele passeio pela rua ou até uma viagem com seu animal de estimação pensando no conforto dele. Com informações do zootecnista Renato Zanetti.

1- Sol

O indicado é não passear com os petz em horários de sol forte, entre 10 h e 16 h, pois existe o risco de queimadura nas patas ao andar pela rua. Os que têm focinho curto também sofrem, pois isso dificulta a respiração deles.

2- Água

Garanta água fresca para ele, tanto durante passeios quanto em casa. E para cães que entram em contato bastante água, como em casas que tem piscina: garanta que o animal tenha condições de sair se ele tive acesso ao local sem supervisão humana, e seque ele após entrar em contato para evitar fungos e outras dermatites.

3- Terra

O acúmulo de terra ou areia na pele do cão causa incomodo, então seria ideal escovar o pelo dele.

4- Pelos e Pele

É importante dar banhos regularmente e escovar os pelos para reduzir os efeitos da sujeira, causada por atividades ao ar livre e outras no dia a dia.

5- Doenças Típicas

Tenha uma atenção especial à prevenção contra pulgas e carrapatos, pois áreas abertas costumam sempre receber outros animais. E em casos de diarreia e vômitos o indicado é que sempre busque ajuda de um veterinário.

6- Carro

Não deixe nunca o cão dentro do carro se os vidros não poderem ficar abertos. O cão produz calor próprio, e o ambiente (carro) também produz calor, não há troca de ar então essa combinação pode ser fatal.

7- Veterinário

Antes de qualquer viagem com seu cão, leve-o ao veterinário para uma consulta. Como para nós, em viagens para algumas regiões do país é preciso proteger-lo contra certa doenças. Atualize a carteirinha de vacinação dele e vá com segurança.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp