O Icumam Cultural convida o público em geral para a palestra aberta dentro da programação do 8º Icumam Lab, de 5 a 12 de maio, na Pousada Monjolo, Nerópolis-GO. No dia 11 de maio (sábado), às 15 horas, os criadores e roteiristas Eduardo Melo e Mariana Bardan falarão sobre a trajetória da série Cangaço Novo. A palestra é voltada para diretores, roteiristas, produtores, estudantes de audiovisual e público afim. A palestra será gratuita e aberta ao público. As inscrições estão abertas, entre 3 e 30 de abril e a ficha de inscrição está disponível no site www.icumam.com.br.
O Estudo de caso da série Cangaço Novo, com os criadores e roteiristas Eduardo Melo e Mariana Bardan, eles vão relatar as etapas e os desafios que passaram na jornada de dez anos, desde a primeira ideia escrita no papel até a série chegar às telas.
“Ter a participação de figuras tão importantes e representativas do cinema brasileiro é motivo de muita alegria. Tendo ambos os convidados trajetórias de sucesso em seus diversos projetos, estamos certos da contribuição deles para o laboratório, no sentido de inspirar os participantes no aprofundamento de suas produções. Além disso, o público em geral poderá conhecer os processos pelos quais uma produção audiovisual passa, desde a concepção até a tela”, enfatiza Maria Abdalla, diretora do 8º Icumam Lab.
Eduardo Melo – criador e roteirista
Eduardo Melo fez Matemática Aplicada e Computacional na Universidade de São Paulo, Cinema na Fundação Armando Alvares Penteado e estudou roteiro na New York FilmAcademy em Los Angeles. É criador e roteirista da série “Cangaço Novo”; um drama de ação produzido pela O2 filmes disponíveis na Amazon Prime Video com a produção da segunda temporada confirmada. Colaborou na série DNA do Crime disponível na Netflix e roteirizou o documentário sobre a vida do primeiro surfista medalhista de ouro, o nordestino Ítalo Ferreira. Devoto ao drama, é na área de conteúdo que segue sua carreira, desenvolvendo projetos de série e longa-metragem nos gêneros de ação, policial, aventura, comédia, suspense e terror.
Mariana Bardan – criadora e roteirista
Mariana Bardan é criadora e roteirista de “Cangaço Novo”, série drama de ação da Prime Video produzida pela O2 filmes com segunda temporada confirmada. Na mesma produtora foi roteirista de série Distópica para o Globoplay(sem data de lançamento) e do documentário “Contos Curiosos de Ítalo Ferreira”. Em animação, é criadora e roteirista de “Tata”; roteirista e tradutora de “O Show da Luna!” e “Ping & Pong”, todos projetos da TV Pinguim. Na 44Toons, foi roteirista da série de animação “Cordélicos”. Já desenvolveu roteiros para projeto com IA do Banco Itaú e foi colaboradora em novela do SBT. Atualmente desenvolve outros projetos.
O local da palestra na Pousada Monjolo tem capacidade para 100 pessoas. O Icumam oferecerá gratuitamente o translado entre a Praça Cívica, em Goiânia, e a Pousada Monjolo, com capacidade de 48 lugares (sujeito a lotação).
Icumam Lab
O 8º Icumam Lab acontecerá entre 5 e 12 de maio, é um Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais de longa-metragem e séries de TV do Centro-Oeste. Diretores e produtores de nove projetos participarão gratuitamente de mentorias com tutores conceituados no mercado do audiovisual nacional e internacional. Eles participarão de acompanhamento e análise cuidadosa nas diversas etapas do projeto. Serão analisados desde o planejamento de filmagens, passando pela concepção de direção, intenções de comercialização e distribuição, até a preparação para a venda do projeto. Fazendo parte ainda da programação palestras fechadas para os participantes dos projetos selecionados. E, ao final do laboratório passam por um pitching. Os projetos que se destacarem no 8º Icumam Lab ainda receberão prêmios das empresas parceiras.
O 8º Icumam Lab é um projeto realizado pelo Icumam Cultural com apoio financeiro do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Patrocínio Rodonaves Transportes, conta com o Apoio Cultural do BrLab, Projeto Paradiso, Mistika, Dot Cine e Vermelho Filmes; apoio da Pousada Monjolo e Sebrae-GO.
Este projeto é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.