Press "Enter" to skip to content

9 Livros curtos, porém excepcionais

Última atualização 12/05/2020 | 21:30

Não sei quantos de vocês conhecem Jep Gambardella, personagem ilustre do filme A Grande Beleza. Questionado sobre o que mais gostava na vida, Jep respondia: “O cheiro da casa dos velhos”.  Esse fascínio excêntrico me fez pensar em como os cheiros, aromas e odores me atraem. Claro que algumas vezes essa atração se da pela simples inclinação em chamar minha atenção, mas escrevendo esse texto cheguei a conclusão de que o cheiro de livros me atrai, o aroma de página antiga ou folha branca recém impressa.

Lembro exatamente quando li pela primeira vez um livro não obrigatório. Sentar e abrir aquele exemplar com mais de 200 páginas, era uma novidade. Minha agonia juvenil me fazia desistir antes mesmo de começar, mas eu estava amadurecendo e minha primeira missão intelectual exigia certo esforço. O dia do Curinga, Jostein Gaarder, esse foi meu divisor de águas.

Depois disso, minha vontade por leitura se misturou em prazer e obsessão. Ressaca das páginas, quanto mais eu bebia daqueles livros, menos satisfeito ficava, me tornei um moribundo literário e hoje vivo da pior doença que o livro transmite, a famosa “síndrome da leitura compulsiva em começar trocentos livros sem terminar o anterior”.

Pensando em uma lista literária para o leitor dessa página, nasce então a ideia de sugerir PEQUENOS, mas EXCELENTES livros para aqueles desacostumados (ou preguiçosos mesmo) que querem fazer uma boa leitura. Lembre-se: as poucas páginas desses livros não diminuem a qualidade imensa que eles possuem.

Aproveite o isolamento, essas obras de arte devem ser devoradas e degustadas em uma sentada!

 

1 – Sidarta – Hermann Hesse

Vamos começar essa lista com um livro que mexeu muito comigo, não sei se pela fase em que passava, numa tentativa de evoluir e buscar uma melhor consciência, e esse livro se trata exatamente disso, Buda em busca da plenitude espiritual, o alcance de estados em que a mente humana se encontra completa e plena. Um delicioso soco no estômago para aqueles que de fato procuram o progresso.

 

2 – Carta a D. – André Gorz

Quando recebi esse livro fui advertido a não ler a sinopse ou coisa alguma sobre ele, farei o mesmo com você meu amigo leitor, se não conhece Gorz, simplesmente inicie sua leitura e aproveita uma das cartas mais maravilhosas e intensas que vai conhecer nessa vida. Depois venha discutir comigo sobre beleza e terrror.

 

3 – A casa dos Budas Ditosos – João Ubaldo Ribeiro

Um dia eu disse “conheço bem as mulheres” e ela me respondeu “mas não escreve como uma”. Foi assim que conheci essa preciosidade. Sempre fui admirador do Ubaldo quando ele escrevia no Globo, mas depois desse livro, virei um apaixonado. E cada um chora por onde sente saudades, obrigado João, a melhor escrita feminina desejável.

 

4 – O livro das Ignorãças – Manoel de Barros

Qualquer coisa que se trate de Manoel de Barros é lindo, genial e incrível. Já ensaio uma postagem inteira só com Manoel de Barros, inundando nossa vida e leitura com suas poesias e pensamentos maravilhosos. Esse livro é tão delicioso que uma vez por mês abro ele e o devoro inteiro. Espero que afete você como me afeta. “A gente inventou um truque para fabricar brinquedos com palavras”. Deleite-se!

 

5 – A hora dos Ruminantes – José J. Veiga

Se eu fizesse uma lista com os livros mais importantes da minha vida, esse ocuparia uma das três primeiras posições. A literatura fantástica me encanta de tal forma, arrisco dizer que muito da minha inspiração, escrita, imaginação, criatividade nasceram dela. Esse livro também foi um divisor de águas na minha vida, e é incrível como sua história reflete no momento que vivemos hoje. José J Veiga é goiano, gênio e também merece um canto só dele nesse espaço e em qualquer lugar da vida.

 

6 – Memória de Minhas Putas Tristes – Gabriel García Márquez

O segundo livro que me fez ser um apaixonado pela leitura foi do Gabriel García Márquez – Cem anos de solidão. Desde então tudo que é do “Gabo” virou alimento para minha mente. Para uma lista de livros curtos, com conteúdo excepcional, esse livro é perfeito. E depois prossiga, leia tudo que puder desse ser humano, faça isso antes de morrer, em seguida seja grato, Gabriel Garcia é uma das grandes necessidades do mundo.

 

7 – Misto Quente – Charles Bukowski 

Tão difícil definir Bukoswki, mas uma coisa te garanto, essa leitura é tão rica e direta, que tem cheiro de fezes, gosto de sêmen, densidade de excremento, sanidade de um santo, o azedo do gorfo, chega… O poeta maldito precisa ser lido, só ele consegue transformar algo tão bizarramente estranho em lágrimas e poesia!  Leia qualquer coisa do velho Buk e mude alguns paradigmas.

 

8 – A vida como ela é… – Nelson Rodrigues

Tem quem queira ser John Malkovich, eu já quis ser Nelson Rodrigues. O livro da lista pode ser de qualquer editora, apenas encontre a coletânea de contos do mestre e devore. Nosso Rodrigues é como o velho Bukowski, citado a cima, direto, sincero, escrachado. O Anjo pornográfico deveria ser obrigatório nas salas de aula.

 

9 – O pequeno príncipe  – Antoine de Saint-Exupéry

Esse livro precisa ser lido todos os anos. Em cada ano ele te inunda com um significado diferente. Cada vez encontra-se uma beleza nova até então desconhecida. É um livro incansável. Compre um desse. Deixe na gaveta. Dê de presente. Pendure no teto. Mas leia, nada consegue ser tão profundo e complexo com tanta simplicidade.