Press "Enter" to skip to content

90 migrantes desapareceram na manhã desta sexta-feira em naufrágio na costa da Líbia

Última atualização 02/02/2018 | 14:54

A Organização Internacional para as Migrações (OIM), organismo ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), informou que na manhã desta  sexta-feira (2), cerca de 90 migrantes desapareceram em um naufrágio na costa da Líbia.

Foi dito ainda pela porta-voz da organização, Olivia Headon, que dez corpos foram achados na costa, perto da cidade líbia de Zuwara, logo após a tragédia. Entre os encontrados acredita-se que oito dos mortos eram paquistaneses e dois líbios. Além disso, existe relatos de que três passageiros conseguiram se salvar, sendo um paquistanês e dois líbios.

Migrantes e refugiados

Nesta quinta-feira (1), a OIM  tinha feito a contagem de 6.997 migrantes e refugiados que entraram na Europa pelo mar e 245 por terra. Esses números são comparados aos 5.983 que desembarcaram no ano passado. Já a Itália recebeu aproximadamente 64% do total de migrantes, o restante ficou dividido entre países como Espanha com 19% e a Grécia com 16%.

Somente em 2018 de primeiro de janeiro à dois de fevereiro, o número de mortos no Mediterrâneo chegou a 343 e nesse mesmo período no ano passado foram registradas 254 mortes. Em 2016, no mesmo período foram 379. E de acordo com o Projeto Migrantes Desaparecidos, da própria OIM, tem registrado desde 2014, mais de 3 mil mortes no Mediterrâneo a cada ano.