Última atualização 17/04/2018 | 16:53
“Os dados apontam que os idosos, assim como os doentes crônicos, estão sujeitos a mais complicações e internações pelos vírus da gripe. Já os profissionais de saúde são os que auxiliam a população e lidam diretamente com os possíveis casos”
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) divulgou o balanço dos primeiros dias da campanha de vacinação contra a gripe em Goiânia. Segundo a pasta, até esta terça-feira (17), 91 mil doses foram aplicadas em 56 unidades de saúde do município.
No primeiro momento, a campanha é direcionada as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, trabalhadores da saúde, doentes crônicos ou indivíduos com condições clínicas especiais. Os dois últimos grupos devem apresentar obrigatoriamente prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Os trabalhadores de saúde devem comprovar vínculo de emprego no serviço público ou privado ou carteira de registro profissional.
Segundo a SMS, a campanha para o primeiro grupo segue até a próxima sexta-feira (20). A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra o H1N1, H3N2 e uma variação do Influenza B. Em relação aos grupos prioritários que recebem as vacinas nesta primeira etapa, a escolha se deu por fatores epidemiológicos e clínicos. “Os dados apontam que os idosos, assim como os doentes crônicos, estão sujeitos a mais complicações e internações pelos vírus da gripe. Já os profissionais de saúde são os que auxiliam a população e lidam diretamente com os possíveis casos”, informou Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da SMS.