Press "Enter" to skip to content

98% da população atendida pela Saneago conta com água tratada

Com investimentos de mais de R$ 2 bilhões pelo governo estadual na expansão dos sistemas de saneamento, nos últimos quatro anos, Goiás alcança atualmente 98% de cobertura com água tratada e 69% com rede de esgoto nos 225 municípios atendidos pela Saneago. Esses índices superam a média nacional, que são de 84,1% para abastecimento de água e 54,9% para esgotamento sanitário.

A ampliação dos serviços de captação e tratamento do esgoto foi de 10 pontos percentuais desde 2019, passando a atender mais 730 mil goianos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada dólar investido no setor representa até cinco dólares economizados em custos de saúde no mundo.

Outro estudo nesse sentido, o “Quanto vale cada real investido em saneamento no Brasil?”, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, aponta que cada real investido em saneamento, em áreas de alta vulnerabilidade social e ambiental, gera R$ 29,19 em resultados sociais aos brasileiros. O levantamento reforça ainda o papel do saneamento como ferramenta de inclusão, responsável por proporcionar ganhos sociais e econômicos reais aos cidadãos.

“Saneamento básico é um indicador de qualidade de vida. Mais do que uma infraestrutura composta por redes de distribuição de água e redes coletoras de esgoto, saneamento é um conceito que se desdobra em saúde e dignidade para a população”, diz o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.

“O acesso à água de qualidade e ao destino correto de dejetos está diretamente ligado à diminuição de internações hospitalares, ao aumento da expectativa de vida e também do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, destaca o médico do trabalho da Saneago, José Ronaldo da Silva. Ele explica que a incidência de doenças como disenteria, leptospirose e febre tifoide é aumentada em locais onde ainda não há saneamento adequado.

Reconhecimento

O esforço para universalizar os serviços levou a Saneago a ser reconhecida nacionalmente e classificada entre as melhores companhias do país. Conquistou excelentes notas em duas das maiores agências de avaliação de riscos: Moody’s, com rating AA+ e Fitch com AA-; ambas avaliaram a empresa tendo grau de investimento com qualidade alta e baixo risco.