99 e Uber anunciam a retomada do serviço de moto por aplicativo na cidade de São Paulo a partir de 11 de dezembro. Na véspera, dia 10, vence o prazo dado pela Justiça de São Paulo para que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) regulamente as regras do serviço na capital paulista.
As plataformas de aplicativo 99 e Uber divulgaram hoje que irão retomar o serviço de moto por aplicativo em São Paulo a partir do próximo dia 11 de dezembro. A medida foi tomada após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) considerar inconstitucional a lei estadual que conferia aos municípios o poder de autorizar ou proibir esse serviço.
Segundo as empresas, o modelo que será adotado em São Paulo já é aplicado no Rio de Janeiro em parceria com o poder público e poderá servir de base para a futura regulamentação municipal. Além disso, as empresas se comprometeram a seguir cinco compromissos principais, incluindo o compartilhamento de dados, certificação de condutores, treinamento de segurança, distribuição de equipamentos e utilização de tecnologias de monitoramento.
No evento realizado na Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo, as empresas apresentaram um documento que detalha esses compromissos e reforça a importância da segurança dos usuários e condutores. A ideia é promover a conscientização sobre boas práticas de direção defensiva, redução de acidentes e ações educativas, além de respeitar a LGPD.
A retomada do serviço de moto por aplicativo representa uma nova etapa nesse mercado em constante evolução. Com a regulamentação em São Paulo, espera-se que a prestação desse serviço seja ainda mais segura e eficiente, beneficiando tanto os usuários quanto os condutores. O documento com os compromissos assumidos pelas empresas serve como uma garantia de que a qualidade e a segurança serão prioridades nesse processo.




