Agrotóxicos lançados de avião ferem crianças no Maranhão

Moradores do município de Buriti, no Maranhão, gravaram vídeos de um avião despejando agrotóxicos sobre a comunidade rural do Araçá, no dia 22 de abril, terceiro dia consecutivo.

Segundo o presidente da assossiação de moradores, Edmilson Silva de Lima, das 80 pessoas atingidas pelos agrotóxicos, ao menos oito apresentaram sinais de intoxicação como coceira, febre e manchas pelo corpo. André, uma das crianças atingidas, começou a sentir uma coceira persistente que não o deixava dormir, a pele amanheceu seca, com caroços e manchas vermelhas que se abriram em feridas que ficaram em carne viva. Os moradores suspeitam que o avião foi contratado pelo produtor de soja Gabriel Introvini, que tem histórico de conflitos com comunidades da região.

De acordo com Diogo Cabral, advogado da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, o avião vinha de uma terra alugada pela família Introvini, responsável por desmatamento ilegal do Cerrado, roubo de terras e tentativas de expulsar os moradores com o uso de agrotóxicos. O conflito já dura cerca de quatro anos. As comunidades estavam na região antes da chegada das plantações de soja e viram o Cerrado ser desmatado para dar lugar à monocultura. Hoje, fazendas fazem fronteira com as casas.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vizinho é preso por morte de menino de 10 anos

Vizinho Preso por Morte de Menino de 10 Anos

No dia 18 de dezembro de 2024, a polícia prendeu um homem suspeito de ter matado um menino de 10 anos no interior de São Paulo. O corpo de Mateus Bernardo Valim foi encontrado em uma área de mata atrás de um clube em Assis, o que levantou preocupações sobre as circunstâncias da morte.

O suspeito, identificado como Luis de Almeida, de 46 anos, foi levado para a cadeia de Presidente Venceslau. A investigação revelou que Luis de Almeida era vizinho da vítima e confessou o crime após ser interrogado pelas autoridades.

A comunidade de Assis está chocada com o incidente, e as autoridades continuam a investigar os detalhes do caso. A prisão do suspeito é um passo importante na busca por justiça para a família da vítima.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp