Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre os gatos

Por Lígia Saba

Os gatos, mesmo não sendo considerados os melhores amigos do homem, são ótimos animais de estimação que conquistaram os corações de seus donos no mundo todo. Os gatos são mamíferos carnívoros da família dos felídeos, muito populares como animal de estimação principalmente por serem considerados mais independentes do que os cachorros e mais fáceis de cuidar. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos. Segundo pesquisas realizadas por instituições norte-americanas, os gatos consistem no segundo animal de estimação mais popular do mundo, estando numericamente atrás apenas dos peixes de aquário. Com base nessa popularidade dos gatos dentro das casas preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre esses animais. Você tem gato em casa? Consegue identificar essas características no seu pet? Vem conferir! 

10. Garfild 

Um dos gatos mais famosos do mundo, Garfild, é conhecido pela sua enorme preguiça. E não é que na vida real os gatos são mesmo dorminhocos! Em média um gato passa 2/3 do dia dormindo, isso significa que em 9 anos de vida, ele está acordado apenas em 3.

9. Melhores amigos do homem?

Mesmo não recebendo o título de melhores amigos do homem, o cérebro de um gato é biologicamente mais similar ao de um humano do que o cérebro de um cachorro. Ambos, seres humanos e gatos, têm uma região idêntica no cérebro responsável pelas emoções.

8. Sete vidas 

Alguns gatos já sobreviveram a quedas de cerca de 20 metros, devido ao reflexo de endireitamento. Os seus olhos, os órgãos e ouvido interno, dizem ao gato onde é que ele está no espaço, para que ele consiga aterrar em pé. Mesmo os gatos sem cauda possuem esta capacidade.

7. História

O gato doméstico mais antigo foi encontrado numa sepultura no Chipre e tinha mais de 9000 anos. No antigo Egito, a espécie era tão adorada que quando um gato morria, a família mostrava a sua tristeza rapando as sobrancelhas.

6. Má sorte

No Brasil existe a superstição de que encontrar com um gato preto seria sinal de má sorte, mas em países como a Austrália e o Reino Unido, os gatos pretos são sinal de boa sorte. No Japão, por sua vez, acredita-se que os gatos têm o poder de se tornarem espíritos mais elevados quando morrem.

5. Hora do banho 

Os gatos normalmente não gostam de água, porque o seu pelo não isola bem o calor quando está úmido. No entanto, a raça Van Turco, uma variação do Angorá, oriunda da Ásia Central, possui um pelo com uma textura única que o torna resistente à água.

4. Habilidades

Os gatos possuem diversas habilidades. Um gato consegue correr a 49 km por hora, em curtas distâncias, e saltam 5 vezes a sua altura num único salto. Seu maxilar movimenta-se em ambos os sentidos, para que ele possa mastigar pedaços maiores de comida. Também são animais extremamente flexíveis tendo mais de 53 vértebras, enquanto os humanos têm apenas 34.

3. Sensibilidade 

Os gatos são extremamente sensíveis às vibrações. Um gato detecta um tremor de terra cerca de 10 a 15 minutos antes de um humano.

2. Gatos Siameses 

Uma das raças de gatos mais conhecidas são os gatos siameses. Nos anos 30, cientistas biólogos russos descobriram que a cor dos gatinhos siameses mudava dependendo da sua temperatura corporal. Os gatos siameses têm os genes do albinismo, que são ativados apenas quando a sua temperatura corporal estiver acima dos 36,6º C. Se estes gatinhos estiverem num local mais quente, ficarão com uma cor mais esbranquiçada.

1. Volta para casa 

É muito comum escutarmos relatos de donos de gato sobre como esses animais quase sempre que fogem acabam voltando para casa. Essa capacidade de um gato encontrar a sua casa é chamado de “psi-viagem”. Os especialistas acreditam que os gatos usam o ângulo da luz do sol para encontrar o caminho, ou que existem células magnéticas no seu cérebro que atuam como uma bússola.