Com meta de 30 mil processos, TRT-GO realiza Semana da Conciliação Trabalhista

A solução de conflitos ou problemas não necessita, necessariamente, passar por uma sentença judicial ou um longo processo jurídico. Empresas e trabalhadores podem escolher um caminho mais curto, optando pela mediação e conciliação: formas rápidas e eficazes para resolver embates por meio de acordos. Neste sentido, a 3ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, visa finalizar, de forma conciliatória, processos que estão em tramitação.

Com o tema da Semana “Para que esperar, se você pode conciliar?”, o evento contará com a ação do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região em Goiás (TRT-GO), para contribuir e estimular a eficácia de processos trabalhistas. A expectativa é que mais de 30 mil processos sejam resolvidos em uma semana de evento, que teve início nesta segunda-feira (22) e segue até amanhã (26).

No TRT-GO, 3.256 processos foram incluídos na pauta da Semana da Conciliação. As audiências estão sendo realizadas no Fórum Trabalhista de Goiânia, além das Varas do Trabalho localizadas no interior de Goiás. Entre as grandes empresas que manifestaram interesse em negociar acordos com ex-empregados estão o Banco Itaú, a Caixa Econômica Federal, a Minerva Foods e o grupo Votorantim.

Dois juízes estão se revezando no auxílio aos conciliadores no atendimento às audiências, realizadas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que fica no 2º andar do Fórum Trabalhista, no Setor Bueno, em Goiânia. Durante a Semana da Conciliação, podem ser feitos acordos em processos em tramitação no primeiro, no segundo e no terceiro graus da Justiça do Trabalho e em processos que estejam nas fases de conhecimento e de execução.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp