#Hashtag: Prêmio

#Prêmio

Na última terça-feira (23), o diretor comercial da BR Home Centers tendTudo, Abel Dantas e outros empresários da empresa goiana receberam, em Salvador, o Prêmio GPTW (Great Place to Work), entrando no Ranking das melhores empresas para se trabalhar no Estado.

#Ação

O SESI de Aparecida de Goiânia recebe amanhã das 08h às 16h, a Ação Global da Rede Globo com participação da CGU – Controladoria Geral da União. Terão diversas atividades como doação de bengalas; muletas, fraldas geriátricas, enxovais para gestantes, informações sobre Previdência Social entre outras.

#Fenômeno

Sucesso no YouTube com mais de sete milhões de visualizações e fenômeno de público, Christian Figueiredo (@chrisfiginfo), chega a Goiânia no  próximo final de semana, com sua comédia “Eu Fico Loko”. A apresentação acontece amanhã, às 19h e domingo às 18h, no teatro da PUC Campus 5.

#Digital

Até amanhã acontece a Jornada da Cidadania da PUC Goiás, no Campus II, localizado no Jardim Mariliza. A equipe da Seja Digital está presente no evento para tirar todas as dúvidas da população sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no próximo dia 31 de maio em Goiânia e mais 28 municípios da região metropolitana. As pessoas também poderão verificar se têm direito ao kit gratuito e realizar o agendamento para retirada em um dos 47 pontos de distribuição.

#Descontos

Amanhã e domingo, o Outlet Premium Brasília promove uma campanha especial para quem deseja contar com ainda mais descontos em produtos de grandes marcas nacionais e internacionais. O empreendimento fará a distribuição gratuita de books de descontos, válidos até dezembro de 2017, para os primeiros 250 clientes de cada dia. Para retirar o benefício, que pode dar até 80% de desconto, basta procurar o balcão de informações.

#Agito

A dupla Henrique & Rangel, o DJ Jorge Pyerre (residente da Festa Oscar + Sedna) e o DJ Rodrigo Melo são as atrações do evento Óscar Ranch, que acontece hoje, no Rancho Bulls, na Pecuária, às 22h.

UNDERLINE

# E os PARABÉNS de hoje vão para: Adelita Costa, Brunno Carneiro, Frederico Diniz, Frederico Fred, Galmaria Santos, Leandro Pereira, Marcelo Rodrigues, Paulo Cesar Aguiar, Rodrigo Junqueira, Rosangela Siqueira Queiroz, Sidnei Resende, Simone Paixão e Yago Lifter.

# A 36ª Exposição Nacional de Orquídeas de Piracanjuba começa hoje e segue até domingo, no Palácio das Orquídeas, com mais de 30 mil plantas em exposição.

# O Trio SomBrás se apresenta hoje, às 18h30,  no Lowbrow Lab Arte & Boteco (Rua 115, nº 1684, Setor Sul).

# A DJ Any Mello estará hoje na Serdna Lounge, às 23h.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Declaração de rebanho deve ser feita à Agrodefesa até dia 31, em Goiás

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) alerta os pecuaristas goianos que termina na próxima terça-feira, 31, o prazo para a declaração de rebanho obrigatória no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago).

Devem ser declaradas informações cadastrais atualizadas, as mortes, os nascimentos e a evolução de todas as espécies existentes nas propriedades de todos os municípios do Estado. A medida está prevista na Portaria nº 473/2024 da Agrodefesa.

“A declaração de rebanho permite a Agrodefesa acompanhar a produção pecuária no Estado e desenvolver ações de defesa sanitária animal, impulsionando a economia goiana. Nossos pecuaristas são nossos parceiros e entendem a necessidade da ação, por isso, reforçamos o cuidado com o prazo, que termina no próximo dia 31 de dezembro”, salienta o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

O Sidago está disponível no endereço https://sidago.agrodefesa.go.gov.br. O acesso ao Sistema para declaração de rebanho é feito por meio de login e senha de acesso exclusivos do titular da propriedade.

Declaração de rebanho – particularidades

A depender do tipo de rebanho, algumas informações complementares são exigidas do pecuarista, durante a declaração. O produtor rural deverá informar na declaração de rebanho o mês de nascimento de todos os bovinos e bubalinos nascidos após a 1ª Etapa/2024 do mês de maio.

No caso dos produtores de leite, também está disponibilizada a opção de compartilhamento de dados com os laticínios aos quais fornecem o produto. O fornecimento das informações aos laticínios é medida obrigatória, estabelecida de acordo com a legislação pertinente, a qual determina que o leite só pode ser recebido de propriedades que estejam sanitariamente regulares.

Conforme consta do Decreto Estadual nº 5.652/2002, o produtor deve comprovar que está regular com a vacina de brucelose e demais obrigações sanitárias para que possa comercializar o leite que produz.

Para realizar o compartilhamento das informações via Declaração de Rebanho e Vacinação – Etapa Novembro 2024, o produtor deverá acessar o Sidago com seu login e senha e clicar em Declaração de Rebanho e Vacinação.

Nesta etapa deverá responder “sim” à pergunta se é produtor de leite e também à permissão que seus dados sejam compartilhados via Sidago para a venda de leite ao laticínio. Será solicitado ainda o CNPJ da empresa que recebe o leite. Feito isso, o produtor deverá realizar o restante da declaração e salvar.

No lançamento dos dados de suínos e aves, a Portaria também estabelece que deverão ser informadas na declaração somente estabelecimentos caracterizados como criatórios ou criações de fundo de quintal, ou seja, animais criados para subsistência.

Outra particularidade é que, nos 119 municípios considerados de alto risco para a raiva, em Goiás, os pecuaristas que realizaram a vacinação contra a doença de 1º de novembro a 15 de dezembro, além da declaração de rebanho, também devem realizar a comprovação da imunização antirrábica.

“A declaração de rebanho é obrigatória por ser uma importante medida sanitária para a realização de diferentes ações da Agrodefesa, sejam elas de fiscalização agropecuária, de inspeção sanitária ou mesmo em situações emergenciais, como no caso de algum foco de doença. Auxilia na garantia da sanidade dos rebanhos e do consumidor final, pelo acompanhamento feito pelo Governo de Goiás”, complementa a gerente de Sanidade Animal, Denise Toledo.

Trânsito

A Portaria nº 473/2024 da Agrodefesa, também orienta o trânsito de animais durante o período da declaração de rebanho. De acordo com a norma, fica proibido o trânsito de quaisquer espécies animais, para entrada e saída, cujas propriedades de origem e destino não tenham realizado a declaração de rebanho, exceto aos animais destinados ao abate imediato.

Durante o período da campanha, também fica determinado que a entrada de animais em leilões e feiras pecuárias somente será permitida após o cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas na legislação. Neste caso, o estabelecimento leiloeiro não poderá abrigar os animais para participação de leilões em datas futuras, quando a origem desses animais não estiver regular quanto ao cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas na legislação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp