Novo decreto deve flexibilizar o comércio em Goiânia

Em coletiva de imprensa no início da noite desta terça-feira (11), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), confirmou a publicação de um novo decreto municipal que vai flexibilizar ainda mais o comércio na capital, extinguindo, por exemplo, as restrições de horário de funcionamento e liberando eventos sociais. Nas palavras do gestor, “hoje inicia-se o novo normal”.

As novas medidas devem ser publicadas hoje e passam a vigorar amanhã, quarta-feira (12). Entre as mudanças, está a liberação de eventos sociais, como casamentos, com limite de 150 pessoas e, também, o fim das restrições de horário para atividades consideradas não essenciais, como bares. Com o novo decreto, cada estabelecimento poderá voltar a funcionar conforme horário autorizado em seu alvará.

Algumas restrições permanecem, como por exemplo a proibição de público para prática de esportes profissionais. De acordo com Rogério Cruz, a flexibilização faz parte da “retomada do crescimento econômico da capital” e só foi possível graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 em Goiânia e a queda de solicitação de leitos de UTI.

No entanto, o gestor enfatizou: “Gostaria de lembrar a todos que a pandemia ainda não acabou”. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Goiânia tem, hoje, 152.458 casos confirmados de Covid-19 e 4.628 óbitos. A taxa de ocupação de UTIs está em 67,5%.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp