Programa Expresso consolida meta do governador Ronaldo Caiado

Ofertar serviços mais ágeis, desburocratizados e com eficiência à população de todo o Estado. Esses são alguns dos benefícios da nova plataforma virtual de serviços públicos integrados do Estado de Goiás, segundo o vice-governador Lincoln Tejota. Ele participou, nesta segunda-feira (17/05), ao lado do governador Ronaldo Caiado, do lançamento do Programa Expresso, que visa democratizar o acesso dos goianos aos serviços públicos, por meio da ampliação dos canais de atendimento aos cidadãos, com a disponibilidade de aproximadamente 70 serviços totalmente digitais.

“Um Estado presente na vida de um cidadão sempre foi um desafio, assim como fazer com que o cidadão sinta que o governo está trabalhando para alcançar cada pessoa. Um processo de digitalização de serviços que funciona bem é um serviço inclusivo. Desde o começo da nossa gestão, queremos um governo 5.0, um governo acessível”, destacou Lincoln em seu discurso. De acordo com o vice-governador, a digitalização proporciona facilidade na prestação de serviço para o cidadão, mas, também, ajuda a combater a burocracia e aproximar as pessoas. “Nós estamos construindo um governo mais próximo da população”, garantiu.

Programa Expresso
O Expresso desponta como parte do processo de transformação para integrar os serviços do Estado de forma digital, unindo servidor, serviço e usuário de forma ágil e facilitada. Serão disponibilizados serviços como emissão de segunda via de conta da Saneago, de boletos do Ipasgo, de guia de trânsito animal e de certidão negativa de débitos da Receita Estadual.

A abertura direta de reclamação junto ao Procon-GO e o licenciamento anual de veículos junto ao Detran-GO também estão disponíveis no Expresso. Em Goiânia, foram ativados 22 totens, instalados nas estruturas físicas do Vapt Vupt ou em outras localidades públicas. O projeto prevê a instalação de 116 totens no total, contemplando municípios do interior.

O programa de inclusão digital integra o programa Goiás de Resultados, coordenado pelo vice-governador Lincoln Tejota.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp