Goiânia: saiba onde vacinar

A Prefeitura de Goiânia, por meio das equipes da Secretaria de Saúde, segue realizando as  campanhas de vacinação contra a Influenza e Covid-19, além da testagem ampliada. Entenda como está funcionando cada ação.

Vacinação contra a Covid-19

Nesta quarta-feira, 12, até às 17h, Goiânia segue com a vacinação de três grupos prioritários, sendo pessoas com comorbidades (fase 1), trabalhadores da saúde e idosos. No entanto, foi ampliada a faixa etária de 45 a 59 para pessoas com comorbidades e Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). O grupo ainda abrange gestantes a partir dos 18 anos.

Para as pessoas entre 60 e 64 anos que não tomaram a primeira ou segunda dose, podem  dirigir-se a seis escolas municipais e à Área I da PUC. Enquanto isso, trabalhadores da  saúde recebem a primeira dose no Shopping Cerrado e CSF Santa Rita. O reforço é aplicado no Espaço Sinta-se Bem da Unimed. Pessoas com comorbidades são atendidas em 12 unidades de saúde e seis escolas municipais. 

Para pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde, o agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas é obrigatório. Idosos são atendidos sem precisar agendar. Todos devem levar documento pessoal com foto e comprovante de endereço. Mais informações podem ser acessadas no site da Prefeitura de Goiânia.

Vacinação contra a Influenza

A vacinação contra a influenza segue atendendo pessoas a partir de 60 anos e professores. As doses são aplicadas  em 55 salas de vacinação, Área I da PUC Goiás e Sesc Faiçalville, sempre para pedestres.As modalidades drive thru foram disponibilizadas no Shopping Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada. Não é preciso agendar e o atendimento é realizado até às 17h.

Idosos devem comparecer com documento pessoal com foto e comprovante de endereço, já professores devem comprovar vínculo empregatício (contracheque ou contrato), além de documento pessoal com foto. 

Testagem ampliada

Está aberto o link de agendamento para a testagem ampliada que acontece nesta quinta-feira, 13. Sete escolas municipais atendem pessoas assintomáticas, maiores de 12 anos, para o teste Swab. Os locais e horários podem ser conferidos no agentamento que pode ser realizado pelo link: https://www10.goiania.go.gov.br/AgendamentoExame_COVID19/AgendarExame.aspx.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por trocar máquinas de cartão e desviar dinheiro de comerciantes em Águas Lindas de Goiás

Um homem foi preso em Águas Lindas de Goiás sob a acusação de fazer a troca de máquinas de cartão para desviar o dinheiro de comerciantes. A Polícia Civil investiga uma quadrilha especializada nesse crime, que atua na região desde julho deste ano. De acordo com a corporação, os criminosos adquiriam máquinas de cartão idênticas às utilizadas pelos estabelecimentos comerciais e as substituíam nos pontos de venda. Assim, os pagamentos feitos pelos clientes eram direcionados para as contas dos criminosos.

A prisão aconteceu no sábado, 28, quando a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva, além de dois mandados de busca e apreensão. A quadrilha é suspeita de ter realizado pelo menos quatro trocas fraudulentas de máquinas entre julho e dezembro de 2024. O objetivo da operação foi interromper as atividades criminosas e identificar outros membros do grupo.

As investigações indicam que o grupo selecionava os alvos com antecedência e, após adquirir as máquinas de pagamento, realizava a substituição nas lojas, desviando os valores das transações. Os lucros eram divididos entre os integrantes da quadrilha.

Esta é a quinta operação contra esse tipo de crime em Águas Lindas de Goiás, e desde o início das investigações, oito pessoas foram presas por envolvimento em trocas fraudulentas de máquinas de cartão. Elas responderão por furto qualificado e associação criminosa, com penas que podem ultrapassar 11 anos de prisão.

A Polícia Civil orienta os comerciantes a verificarem regularmente os equipamentos de pagamento e adotarem medidas de segurança para evitar esse tipo de fraude.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp