UEG realiza ‘Cãominhada’ para orientar sobre trânsito e transporte de pets

O programa Educando e Valorizando a Vida, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), promove no próximo sábado (27), em Goiânia, a Cãominhada. O evento foi pensado para ser um momento de lazer e divulgação de informações preventivas sobre transporte de animais de forma segura, além de informações sobre acidentes de trânsito envolvendo os bichinhos.

Os donos estão convidados para levar seus bichinhos para uma hora de passeio, num percurso de quase 1 quilômetro. A atividade, que faz parte do Movimento Maio Amarelo, vai começar às 8hr, na Praça Senador José Rodrigues de Morais Filho (Praça da Feira), no Parque Amazonas.

“O motorista goiano tem o perigoso hábito de levar seu bichinho de estimação no colo”, alerta a professora Camila Dantas, supervisora regional de exames do EVV e uma das organizadoras do evento. Ela lembra que, embora não seja uma infração de trânsito, o transporte inadequado de animais no carro é um grande risco.

Cinto de segurança peitoral

A professoora orienta que o bichinho deve ser carregado de forma segura, com uso de cinto de segurança peitoral, por exemplo (veja mais dicas abaixo). Do contrário, pode virar uma arma contra o motorista e passageiro e o próprio animal.

Os cem primeiros cãozinhos inscritos vão ganhar um kit caminhada, que inclui bandana para o animal e camiseta para o dono. A programação inclui ainda café da manhã, pipoca, algodão doce e doação de cães e gatos.

A Cãominhada é uma iniciativa dos professores/examinadores da UEG, com apoio da Coordenação Pedagógica do programa. É realizado em parceria com Detran e Observatório de Mobilidade e Saúde Humana, do governo de Goiás. Conta ainda com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) e do Corpo de Bombeiros.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp