A partir da próxima semana, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, oferece cursos a distância de capacitação e qualificação profissional a detentas e detentos da Unidade Prisional Feminina e Centro de Inserção Social de Luziânia. Ao todo serão disponibilizados 29 cursos, entre eles Informática Básica, Inglês Instrumental e Mercado Hoteleiro.
Os cursos serão ofertados pelo Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) Genervino Evangelista da Fonseca de Cristalina, que atua nos municípios de Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental com educação profissional gratuita. A ação atenderá 65 reeducandos, sendo 35 mulheres e 30 homens. Com o projeto, o governo trabalha a ressocialização carcerária.
Foram instalados nas unidades prisionais laboratórios com computadores doados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Luziânia e pelo Cotec de Cristalina, para que os reeducandos possam assistir e participar das aulas que são realizadas na modalidade a distância.
De acordo com a diretora do Cotec Kelly Anjos, a ação dará ao preso a oportunidade de aprender uma profissão e ter ainda sua renda própria renda, evitando, assim, a possibilidade de reincidência criminal. Além dos cursos de educação profissional oferecidos pelo governo estadual, o projeto nos presídios de Luziânia conta ainda com apoio da SME, DGAP e Universidade Paulista (Unip).