Agente prisional e vigilantes são indiciados por facilitar fuga de presos

A Polícia Civil de Inhumas divulgou, nesta segunda-feira (29), conclusão do inquérito policial que denunciará três servidores públicos. Eles teriam facilitado a fuga de seis presos no Complexo Prisional do município.

Dos indiciados, um é agente prisional e os outros dois vigilantes penitenciários temporários. “A pena para o agente prisional vai de dois a seis anos, enquanto os vigilantes, varia de três meses a um ano”, explica Humberto Teófilo, titular da Delegacia de Inhumas.

Conforme as investigações, no dia 22 de Outubro de 2016, os presos cerraram as grades das celas e fugiram. Neste dia, os agentes não realizaram a chamada, o que contribuiu com a fuga dos detentos. Eles evadiram em um veículo Honda City, que foi abandonado em seguida. Testemunhas informaram que, logo depois, os homens fugiram em um carro vermelho.

Todos os foragidos, segundo a Polícia, são considerados de “alta periculosidade” e tem passagens por crime como homicídio. Dos foragidos, quatro foram recapturados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos