Dengue: Aparecida de Goiânia registra 2.341 casos em 2021

Aparecida de Goiânia registrou, até a manhã desta segunda-feira (17), 2.341 casos confirmados de dengue. Não houve nenhuma morte causada pela doença no período. Durante todo o ano de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 9.072 casos da doença.

Comparando as semanas epidemiológicas de 9 a 15, segundo a série histórica verificada desde 2018, em 2020 foram notificados 2.272 casos no período, ao passo que, em 2021, o montante caiu para 680 notificações, cenário classificado como de médio risco.

As últimas mortes causadas pela dengue em Aparecida foram registradas em 2019, quando quatro pessoas morreram em decorrência de complicações da doença. Desde então, não houve registro de óbitos no município da Região Metropolitana.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, mantém o controle da doença. A Vigilância Ambiental da SMS realizou, em 2020, mais de 1 milhão e 200 mil visitas domiciliares para orientação e monitoramento de focos do mosquito aedes aegypti.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Senado aprova projeto de lei que equipara diabetes tipo 1 a deficiência

Senado Aprova Diabetes Tipo 1 como Deficiência, Garantindo Direitos a 600 mil Pessoas

O Plenário do Senado aprovou um projeto de lei significativo que equipara o diabetes mellitus tipo 1 a uma deficiência para fins legais. Este projeto, agora aguardando sanção presidencial, garantirá às pessoas afetadas pela doença os mesmos direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), estima-se que entre 5% e 10% das pessoas com diabetes no Brasil tenham o tipo 1 da doença. Com a aprovação deste projeto, aproximadamente 600 mil pessoas serão beneficiadas com direitos e benefícios específicos.

A classificação do diabetes tipo 1 como deficiência é um marco importante na luta por igualdade e acessibilidade para esses indivíduos. O projeto de lei, identificado como PL 2.687/2022, foi aprovado em plenária e agora segue para a sanção presidencial.

A aprovação deste projeto reflete o esforço contínuo do legislativo em garantir que as pessoas com deficiências, incluindo aquelas com diabetes tipo 1, tenham acesso a todos os direitos e benefícios previstos na legislação brasileira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp