Com o surgimento de telescópios espaciais cada vez mais poderosos, e desde que a NASA lançou o telescópio Hubble no espaço em 1990, suas lentes nos aproximaram das imagens mais incomuns do universo. Entre as mais belas imagens enviadas, estão fotos de galáxias. Agora descubra as cinco galáxias mais bonitas já descobertas.
Confira agora as 10 galáxias mais próximas da terra
Por: Barbara Zani
10. Cata-Vento do Sul
Localizada a cerca de 15 milhões de anos-luz da Terra, e possui um tamanho de 2,5 vezes menos que a nossa Via-Láctea. Ela pertence ao grupo de galáxias M83, dentro da constelação de Hidra. Ela é uma das galáxias que mais produz supernovas, além de gerar um gigantesco aquecimento no seu núcleo (aproximadamente 7 milhões de graus célsius), causando a super excitação de nitrogênio, que produz estes efeitos de rubis.
9. Galáxia do Rodamoinho
Oficialmente chamada de M51a ou NGC 5194m, a galáxia do Rodamoinho foi a primeira a ser identificada como sendo em espiral e fica relativamente “próxima” da Via Láctea
8. Conjunto de Pandora
Vários aglomerados de galáxias formam o conjunto de Pandora, que recebeu esse nome por conta de alguns fenômenos estranhos, resultantes da convergência de reuniões menores de galáxias.
7. O Objeto de Hoag
Esta é uma galáxia-anel, uma formação galáctica atípica, formada por um anel de 8 bilhões de estrelas azuis com uma grande estrela amarela no centro. Entre estas duas formações, está uma grande área de matéria escura com algumas outras estrelas menos luminosas. Esta galáxia, de formato incomum, está localizada na constelação de Serpente, a 300 Milhões de anos-luz da Terra.
6. Galáxia do Triângulo
Ela é uma das únicas galáxias espirais do Grupo Local, que inclui a nossa Via Láctea e Andrômeda. Além disso, ela se aproxima do nosso sistema solar a uma velocidade de 24 km/s, mas fique tranquilo que a distância entre ela e nós é bem enorme: aproximadamente 3 milhões de anos-luz.
5.O casal de galáxias
As galáxias M60 e NGC 4647 orbitam bem próximas e receberam o apelido de “casal”. Isso acontece porque, normalmente, a força gravitacional aproxima as galáxias pouco distantes entre si – algo que não acontece com estas duas.
4. Galáxia Olho Negro
Uma das galáxias mais intrigantes é a NGC 4826 conhecida como Olho Negro. Além da sua coloração escura, com vários pontos luminosos, ela possui a peculiaridade de que o seu núcleo se movimenta na direção oposta à sua borda. Os cientistas acreditam na possibilidade de que ela possa ter absorvido outra galáxia próxima que se movimentava em sentido oposto à sua rotação. A Olho Negro está localizada na constelação de Cabeleira de Berenice, a 17 milhões de anos-luz da Terra
3. Galáxia do Sombrero
M104. Ela pertence a constelação de Virgem e está a uma distância de 30 milhões de anoz-luz da Terra. A peculiaridade da M104 é que ela possui um massivo buraco negro no seu núcleo e ainda não se sabe como se formaram os seus anéis periféricos.
2.Arp 87
Estas duas galáxias estão se digladiando na constelação de Leão a mais de 300 milhões de anos-luz do nosso planeta em uma constante espiral onde a de maior massa absorverá toda a matéria da menor.
1. Via Láctea
A nossa galáxia é o lar de pelo menos 100 bilhões de planetas e 1 trilhão de estrelas. Descoberta a 13,2 bilhões de anos, e surgiu quando inúmeras nuvens de gás e poeira se agruparam e colidiram, criando as estrelas. Então, uma grande quantidade de gás se acumulou em seu centro, aumentando a gravidade e formando um buraco negro maciço.