Por Lígia Saba
O queijo é um alimento antigo que é consumido há séculos, desde o Império Romano. No mundo há centenas de tipos de queijo diferentes que são consumidos em diferentes regiões. Itália e França são os países que possuem um maior número de variedade, mas é nos Estados Unidos que existe a maior produção de queijos do mundo. Que o alimento conquistou o coração de inúmeros consumidores em diversas partes do mundo, fazendo parte de pratos aclamado como as pizzas, todo mundo já sabe. Mas o que mais você sabe sobre esse alimento? Preparamos uma lista com 10 fatos e curiosidades que você provavelmente ainda não ouviu falar sobre os queijos.
10. O primeiro queijo surgiu há cerca de 8000 anos. Ninguém sabe exatamente qual a sua origem, porém muitos historiadores concordam que a região onde foi fabricado o primeiro queijo, possa ter sido no Oriente Médio.
9. É possível preparar queijos com leite de vaca, cabra, ovelha, búfalo, dentre outros animais. Na Suécia, por exemplo, é feito um queijo exclusivo e único, com leite de alce que é considerado um dos mais caros do mundo, custando cerca de 980 euros o quilo.
8. Em todo o mundo, são produzidos anualmente 18 bilhões de quilos de queijo. O maior produtor são os Estados Unidos, com 4,1 bilhões de quilos. Porém, os maiores consumidores são os gregos, chegando a marca de 27,6 quilos consumidos por pessoa.
7. A França possui a maior variedade de queijos do mundo.
6. O valor alimentar dos queijos é calculado em função dos níveis vitamínicos acumulados no fim do processo de maturação. Então, quanto mais fresco for, menor será seu valor vitamínico, como o caso do cottage, por exemplo.
5. Os queijos mais caros do mundo custam em média 5 mil reais, são os feitos a partir de leite de burra. São necessários 25 litros para fazer um queijo, mas uma burra só dá 20 litros por ano.
4. Quando os queijos começaram a ser produzidos em maior quantidade, precisavam ser transportados em rodas, porque era a maneira mais fácil. Então, para adiantar o processo, começaram a produzi-los em formatos redondos, o que também ajudou no processo de maturação.
3. Os queijos frescais têm pouco ou nenhum tempo de maturação, os macios e meia cura estão prontos num período entre 2 semanas a 2 meses, já os duros variam de meses até mais de 2 anos.
2. São vários os processos de produção que tornam um queijo diferente do outro: o tipo de mamífero que forneceu o leite, os teores de gordura, os tipos de bactérias (as responsáveis pela acidificação do produto) e bolores, o tempo de maturação, entre outros.
1. A primeira fábrica de queijo no mundo foi criada na Suíça em 1815. Contudo, a produção em massa do alimento começou nos Estados Unidos em 1851.