Aparecida libera o funcionamento de cinemas e teatros

A Prefeitura de Aparecida permitiu nesta quinta-feira (20) o funcionamento de cinemas e teatros na cidade, desde que sejam respeitadas as normas sanitárias contra à Covid-19. A permissão foi publicada na Portaria N°069/2021.

Os estabelecimentos devem respeitar a capacidade máxima de 30% da ocupação e intervalo mínimo de 45 minutos entre as sessões para que seja feita limpeza e desinfecção das salas de cinema e teatros. Também deve ser mantido um distanciamento de 1,5 metros entre os frequentadores, com um assento frontal, um posterior e dois laterais vazios entre as poltronas, excetos casais ou membros da mesma família e mesmo grupo.

No momento da saída, os frequentadores devem sair de acordo com suas filas de assento. Além disso, é preciso garantir a manutenção e higienização do sistema de ar-condicionado

Além dos cinemas e teatros, museus e bibliotecas também foram permitidos para o funcionamento respeitando a capacidade de 30% de lotação máxima e o regime de escalonamento estabelecido na cidade. Deve ser feita uma desinfecção prévia, durante e após o horário de funcionamento, principalmente onde há contatos de pessoas. O distanciamento mínimo deve ser de 1,5 m entre os clientes. A entrada apenas deve ser permitida com o uso de máscara e álcool em gel 70% para higienização das mãos além de ser proibido a entrada de pessoas com sintomas de gripe.

A fiscalização será realizada por órgãos municipais de fiscalização e forças segurança pública do município. O descumprimento das medidas podem gerar multas ou interdição dos estabelecimentos. Em caso de reincidência, poderá ocorrer a cassação de licenças municipais.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos