Desligamento do sinal analógico de TV em Goiânia vai até 21 de junho

O desligamento do sinal analógico de TV começa nesta quarta-feira (31), em Goiânia, e se estende até o dia 21 de junho, conforme informou o Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de TV e RTV (Gired). Segundo o Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a mudança ocorrerá gradativamente, pois o índice de domicílios com conversores ainda não chegou a 90%.

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, explicou que 88% das residências da capital já estão preparadas para receber o sinal digital.

O desligamento do sinal analógico é necessário porque o governo licitou frequência usada pelos canais de TV, de 700MHz, para uso da internet móvel de quarta geração, o 4G.

Mais de 330 mil kits digitais, com conversor, antena e cabos, foram distribuídos para as famílias goianas beneficiárias de programas sociais do Governo Federal. A quantidade é maior que os 278 mil previstos inicialmente, como explicou o presidente da Seja Digital (empresa responsável pelo desligamento da TV analógica no Brasil), Antônio Carlos Martelleto:

“Entregamos mais kits que beneficiários de programas sociais, porque tem população carente que não está listada. Estamos distribuindo 30 mil kits por semana e vamos continuar até 45 dias depois da nova data de desligamento”, afirmou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Seis suspeitos são presos por assalto a shopping em Manaus; itens roubados são recuperados

Seis suspeitos de participarem de um assalto ao Manauara Shopping, localizado na zona centro-sul de Manaus (AM), foram detidos ao longo da semana. O crime ocorreu no último sábado, 14, quando homens armados invadiram a unidade da joalheria Vivara, roubando relógios e joias. Os itens furtados foram recuperados, e cinco armas usadas no assalto foram apreendidas.

O primeiro suspeito, de 31 anos, foi preso no mesmo dia do crime por policiais militares que participam da Operação Natal, iniciada em novembro. Outros três suspeitos foram capturados na segunda-feira, 16.

Na quarta-feira, 18, houve um confronto entre policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e um dos suspeitos, identificado como Cláudio Vítor da Silveira, que acabou morto. Na mesma data, outro suspeito, que ajudou na fuga de Silveira, foi preso. Um sexto homem, conhecido como Joel, foi detido na quinta-feira, 19, por auxiliar na fuga dos criminosos.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, as investigações estão em andamento. O crime foi planejado, e os suspeitos já haviam comprado passagens aéreas para deixar o estado. Todos os envolvidos têm antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto, incluindo por organização criminosa e roubo. Eles serão acusados de roubo triplamente majorado e outros crimes.

O assalto ao Manauara Shopping gerou pânico entre funcionários e clientes, com imagens de correria circulando nas redes sociais. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que ninguém ficou ferido durante o tiroteio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp