Vice-presidente do PT em Goiânia morre de Covid

O vice-presidente do PT em Goiânia, Antônio Macário Carlos, de 51 anos, morreu neste sábado (22) devido à Covid-19. Familiares e amigos da política lamentaram a morte. Ele morreu três dias após perde a mãe, Maria Edilma Macário Carlos.

Amigos contaram que Macário estava internado e tinha comorbidades. Uma irmã dele segue internada com Covid-19. A mãe de Antônio Macário morreu no último dia 19. A família não tem a confirmação se ela teve ou não a doença.

Antônio Macário morreu no dia de Santa Rita de Cássia, da qual era devoto. Nas redes sociais, o diretório municipal do PT lamentou a morte do vice-presidente. A deputada estadual Delegada Adriana Accorsi homenageou o amigo em uma postagem na internet.

“Sempre foi um homem de fé, coragem e luta, sonhou e se dedicou na construção de uma sociedade verdadeiramente justa, igualitária e fraterna. Um exemplo de ser humano que se preocupava com o próximo e se indignava com as desigualdades desse nosso País”, disse.

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Bilhete de ônibus na capital paulista sobe para R$ 5 em janeiro

A prefeitura de São Paulo fechou em R$ 5,00 a tarifa básica dos ônibus da capital. O valor, que teve 13,6% de reajuste, passará a ser cobrado no dia 6 de janeiro.

O preço atualizado do bilhete seguirá para a Câmara Municipal dos Vereadores, conforme estabelece a legislação. Em nota, a prefeitura lembrou que todas as gratuidades existentes continuam mantidas, assim como a integração do passageiro em até quatro ônibus dentro de um período de três horas.

A gestão municipal já havia antecipado nesta quinta-feira, 26, mais cedo, que o preço da passagem deveria ficar entre R$ 5,00 e R$ 5,20. A definição ocorreu após reunião de representantes da prefeitura e da São Paulo Transporte (SPTrans).

Em conferência pública que reuniu membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), transmitida pela internet, durante a manhã, a superintendente de Receita e Remuneração da SPTrans, Andréa Compri, afirmou que o aumento se justifica porque os valores praticados atualmente equivalem aos de 2019. Destacou ainda, em sua apresentação, junto a outros registros do sistema de transporte, que o custo para mantê-lo este ano foi de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Entre os argumentos usados pela SPTrans para convencer sobre a necessidade do reajuste, está a parcela de usuários beneficiados pela gratuidade. De 2019 a 2024, os pagantes equivalem sempre a, pelo menos, metade dos passageiros. Este ano, foram 50%, enquanto os passageiros que têm gratuidade formavam uma parcela de 28% e os de transferências ônibus-ônibus, sem acréscimo tarifário, respondiam por 22%.

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