Veja como saber se você está na malha fina da Receita Federal

O prazo para a declaração de Imposto de Renda está chegando ao prazo final e muitos brasileiros temem em acabar indo para a malha fina. Para saber se você caiu na malha fina da Receita Federal, o procedimento é simples e rápido. Basta acessar o site do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) e fazer o cadastro com seu CPF, data de nascimento e o número de recibos de entrega das últimas duas declarações do IR.

Este procedimento irá gerar um código de acesso, que é necessário para que você possa fazer o login com seu CPF e senha informados durante o cadastro na plataforma.

Confira o passo a passo de como você pode consultar:

Depois de realizar o cadastro ou login no site do e-CAC, basta ir até o menu à esquerda da sua tela e clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em ”Processamento” e Pendências de Malha”.

Caso tenha alguma pendência, essa área do site irá informá-lo. Também será possível corrigir a sua declaração pelo próprio site ou até mesmo regularizar seu Cadastro de Pessoa Física.

Para corrigir, verifique se seu CPF, estará classificado em algum dos casos abaixo:

1.  Suspenso

Quando o CPF está suspenso, geralmente é um caso de dados insuficientes ou incorretos, mas também pode significar que você está em dívida com a Justiça Eleitoral.

2.  Pendente de regularização

Estar com o CPF pendente de regularização significa que você não entregou alguma declaração de IR nos últimos cinco anos.

3.  Cancelado

O CPF é cancelado quando houver mais de uma inscrição sob os mesmos dados ou por decisão administrativa/judicial.

4.  Nulo

A anulação do CPF acontece quando há fraude na inscrição do documento.

5.  Titular falecido

Essa situação ocorre quando é dado baixa no documento de óbito do titular do CPF.

 

Caso seu CPF esteja em algum desses casos, é preciso que você compareça a Receita Federal.

Caiu na malha, e agora?

Caso você tenha caído na malha final, o importante é que seja regularizado o mais rápido possível. Dependendo do motivo o qual você caiu, pode ser resolvido pela internet. Você até mesmo checar se isso ocorreu antes mesmo de receber a notificação da Receita Federal.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp