Detran-GO facilita validação da CNH de venezuelanos

Nesta quarta-feira (26), a embaixadora da Venezuela María Teresa Belandria Expósito, e o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Marcos Roberto Silva, se reuniram para discutir a automatização do processo de certificação eletrônica da carteira de motorista venezuelana. O objetivo é facilitar a verificação de autenticidade das carteiras emitidas pela Venezuela.

A partir de agora, os cidadãos venezuelanos podem emitir o certificado de validação pelo site da embaixada gratuitamente, e depois só precisam averbar o documento no Detran-GO para que o mesmo tenha validade no Brasil. Por ano, são averbadas aproximadamente 700 carteiras de habilitação de estrangeiros.

Confira os documentos necessários

O imigrante que deseja trocar sua habilitação estrangeira pela Carteira Nacional de Habilitação deve apresentar:

carteira de motorista, no prazo de validade;

Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), no prazo de validade;

Documento Provisório de Identidade de Estrangeiro, emitido pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare), quando se tratar de condutor refugiado;

CPF; comprovante de residência no Estado de Goiás;

Tradução juramentada da Habilitação Estrangeira, no original, exceto quando emitida na Língua Portuguesa;

Passaporte, com as fotocópias das páginas que contêm a identificação do condutor e o visto, quando exigido.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos