Por: Estefhanny Garcia
A família real é conhecida por ostentar joias que fazem inveja a qualquer pessoa, mas vale a pena lembrar que a maioria dessas joias pertencem a coroa e não a um indivíduo. A rainha Elizabeth II possui em sua coleção pessoal diversas peças que foram presentes de seus familiares, da rainha Mary ao seu pai, o Rei George VI. A seguir você vai conhecer algumas dessas joias.
10 – O Medalhão Oriental
A tiara foi desenhada pelo príncipe Albert, marido da rainha Vitória, que se inspirou em algumas joias Indianas que estavam na Grande Exposição de 1851. A peça era uma das favoritas da mãe de Elisabeth, que só utilizou a peça para um único evento público, uma viagem para Malta em 2005.
9 – Tiara de Rubis da Garrard
A tiara foi um presente bastante especial do povo de Myanmar, os 96 rubis. A rainha pediu a Garrard para fazer uma coroa com as pedras preciosas. Os rubis são considerados poderosos amuletos contra mau-olhado.
8 – Tiara Kokoshnik da rainha Alexandra
Para celebrar o aniversário de casamento da rainha Alexandra em 1888, um comitê real que foi formado por por 364 senhoras aristocráticas que ficaram conhecidas como “As Damas da Sociedade”, levantou dinheiro para fazerem a tiara no estilo Kokoshnik. A tiara é composta por 61 barras de diamantes.
7 – A Tiara Vladimir
A Tiara Vladimir é considerada a tiara preferida da rainha Elizabeth por sua versatilidade, poias as pérolas podem ser removidas, dando uma cara totalmente nova à peça. Essa joia imponente originalmente pertenceu à duquesa Maria de Mecklenburg-Schwerin. A joia foi a leilão com a revolução da Rússia.
6 – A Coroa Imperial do Estado
A rainha usou essa coroa em 1967, para sua coroação. A coroa foi feita para o Rei George VI seu pai em 1937. A coroa é cravejada com 2.868 diamantes, e é utilizada pela rainha em ocasiões como a abertura anual do Parlamento.
5 – Tiara Parure Aquamarines Brasileiras
O Brasil também é uma nação que presenteou a rainha da Inglaterra com uma joia única, a joia no caso continha aquamarines e foram dadas em formas de colar e brincos. Anos depois a rainha pediu para que Garrard fizesse uma tiara que combinasse com o conjunto.
4 – Tiara da rainha Mary da Grã-Bretanha e Irlanda
Essa é outra peça lendária da coleção da rainha e que poucos conhecem, essa tiara possui uma história bastante interessante. A peça pertenceu a avó de Elizabeth II, a rainha Mary, que chamava carinhosamente a peça de “tiara da vovó”. Originalmente, a tiara tinha grandes pérolas que foram removidas e colocadas na tiara Lover’s Knot, uma das favoritas da princesa Diana e da duquesa de Cambridge.
3 – Diadema do Estado
Essa coroa foi feita especialmente para o Rei George VI pai de da rainha Elizabeth II, em 1820, essa diadema só é utilizada em ocasiões bastante importantes.
2 – Tiara com Safiras e Diamantes
O rei George VI presenteou sua filha, a rainha Elizabeth II com um conjunto de colar e brincos feitos de diamantes e safiras em 1850. Em 1963, a monarca mandou fazerem uma tiara que combinasse com as joias dadas pelo seu pai.
1 – Tiara de Franja Russa
Essa tiara é a mais querida da rainha Elizabeth II, a rainha usou a peça em seu casamento com o príncipe Philip em 1946. Recentemente a princesa Beatrice, neta de Elizabeth usou a tiara em seu casamento.