Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre as tribos indígenas brasileiras

Os primeiros residentes do Brasil. Quando foi descoberto, havia cerca de 5 milhões de pessoas morando no país. De acordo com o último censo, a população aborígine atual é de 899.000 pessoas, distribuídas em 305 grupos étnicos, e falam 274 línguas diferentes. A maioria dessas pessoas vive em áreas rurais: 63,8%. O ticuna é a maior raça, com aproximadamente 46.000 pessoas vivendo na região amazônica. A maioria da população indígena (37,4%) vive na região Norte. Segundo levantamento feito por ONGs em 2019, existem 28 tribos isoladas no Brasil.

As 10 curiosidades sobre as tribos sobre o povo pioneiro e de extrema importância para a nossa cultura Brasileira

Por: Barbara Zani

10. Os índios pintam o corpo com formas geométricas feitas com tintas e corantes naturais, coletados nas florestas brasileiras. A escolha das cores para a pintura corporal tem o objetivo de transmitir ao corpo a alegria das cores vibrantes.

9. Os índios utilizam-se de canoas para transporte e pesca nos rios. Cada grupo indígena desenvolveu sua própria técnica para construí-las, mas é quase unânime o uso de um só grande tronco, lavrado a ferro e fogo.

8. Alguns grupos indígenas nunca tiveram contato com a civilização e se mantém isolados. Há aqueles que fixaram residência e os nômades, que circulam por diferentes regiões.

7. As tribos mais isoladas alimentam-se basicamente da caça, pesca e agricultura.
As tribos indígenas tradicionais ainda mantêm a presença do pajé como líder espiritual da aldeia. Ele é responsável pela condução do povo, realiza rituais de cura e transmite a tradição e cultura dos antepassados para os mais jovens

6. Já o líder político e social é o cacique, em geral eleito pelos membros da tribo.

5. Muitos índios ainda vivem em ocas, construções típicas, feitas de madeira e cobertas com palha, que são compartilhadas por várias famílias.

4. Em sua maioria, as tribos indígenas possuem línguas próprias. Muitas palavras incorporadas ao português têm origem indígena, como cupim, mandioca, siri, jiboia, tapioca e samambaia.
3. Algumas tribos indígenas do Brasil ainda mantêm o hábito dos integrantes andarem nus ou com poucos acessórios no corpo. Outras já incorporaram as roupas do uso tradicional da população brasileira, como calça jeans e camisas.
2. Muitas tribos usam diferentes adornos para ritos especiais e celebrações. Os adereços, em geral, são confeccionados com plumas de aves, pedras, bicos de animais e sementes.

1. Em sua maioria, as tribos indígenas possuem línguas próprias. Muitas palavras incorporadas ao português têm origem indígena, como cupim, mandioca, siri, jiboia, tapioca e samambaia.