Profissionais da educação começam a ser vacinados em Goiânia

Goiânia iniciou neste quinta-feira (27) uma nova etapa de vacinação contra a Covid-19. A partir desta quinta, professores e trabalhadores da Educação Infantil tanto de rede pública quanto privada poderão tomar a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Trabalhadores aeroportuários também serão vacinados conforme a recomendação emitida pelo Ministério da Saúde. O atendimento deverá ser agendado pelo aplicativo da Prefeitura 24 horas.

A vacinação de pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde continuam. Reforço da AstraZeneca em idosos 76 e a campanha contra a Influenza também.

Trabalhadores aeroportuários

Profissionais aeroportuários a partir de 18 anos devem agendar seu atendimento para o CSF Guanabara I no aplicativo Prefeitura 24 horas. Para se vacinar, é necessário providenciar documento com foto, CPF, comprovante de endereço e de atuação laboral (crachá, contracheque ou declaração da Infraero).

Trabalhadores da Educação Infantil

Trabalhadores que atuam na Educação Infantil, a partir de 18 anos, devem agendar o atendimento também pelo aplicativo. Neste grupo, estão apenas aqueles que atuam em escolas de ensino público e privado, excluindo cursos profissionalizantes, escolinhas esportivas, de dança e afins. Para vacinar, também é necessário levar a autodeclaração assinada e comprovante de atuação (crachá, contrato de trabalho, contracheque ou carteira de trabalho). Aqueles que já tiverem cadastro pronto devem apenas atualizá-lo selecionando a modalidade de Educação Infantil, na qual atuam.

Pessoas com comorbidades

O atendimento ao grupo segue por agendamento em 13 unidades de saúde, todas para pedestres. Os pacientes contemplados na estratificação, bem como a documentação necessária e endereços de atendimento podem ser visualizados pelo site da Prefeitura de Goiânia.

Segunda dose a partir de 76 anos

Idosos a partir de 76 anos recebem o reforço da Astrazeneca também nas seis escolas municipais, além da Área I da PUC para pedestres. Dois postos de drive thru (Estádio Serra Dourada e Shopping Passeio das Águas) também atendem ao grupo. O atendimento é direcionado para quem tem data de segunda dose marcada até 31 de maio. Para se vacinar, é preciso levar documento pessoal e comprovante da primeira dose. Não é necessário agendar.

Trabalhadores da saúde

Trabalhadores da saúde a partir de 18 anos com vínculo empregatício em alguma unidade de saúde são atendidos, por agendamento, no Shopping Cerrado. Além da documentação pessoal e comprovante de endereço, é preciso providenciar comprovante de atuação em unidade de saúde.

Influenza

Segue o atendimento para professores e idosos nas 55 salas de vacinação, Área I da PUC, Shopping Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada (drive thru). Não é necessário agendar.

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Governo de Goiás registra 55 milhões de acessos no Portal Expresso em 2024

O Governo de Goiás alcançou um marco significativo em 2024, com o Portal Expresso recebendo mais de 55 milhões de acessos aos seus serviços digitais. Este volume representa um crescimento de 70% em comparação com o ano anterior, quando os serviços foram acessados 32,5 milhões de vezes.

A plataforma Expresso, desenvolvida em parceria entre a Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Secretaria de Estado da Administração (Sead), foi lançada em 2021 com o objetivo de democratizar o atendimento ao cidadão. Atualmente, oferece 117 serviços em ambiente totalmente digital, facilitando a vida dos cidadãos goianos e consolidando Goiás como o estado mais digitalizado do país, de acordo com o Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital.

Serviços disponíveis

Os canais do Portal Expresso e do aplicativo Expresso Goiás podem ser acessados de qualquer lugar do mundo via internet. Os serviços incluem consultas de informações de veículos e condutores, agendamento de atendimento presencial em unidades Vapt Vupt, solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), registro de ocorrências na Delegacia Virtual, e solicitação ou consulta de boletim escolar da rede estadual de educação, entre outros.

“Trabalhamos muito desde 2019 para digitalizar os serviços do Governo de Goiás e conseguir alcançar o índice que atingimos, que é o primeiro lugar do país em digitalização. Hoje, podemos dizer que o cidadão goiano tem todos os serviços do Estado na palma de sua mão”, afirma o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

A oferta de serviços em ambiente digital passa pela quebra da cultura de burocratização, um esforço liderado pelo governador Ronaldo Caiado. “A simplificação do acesso aos serviços públicos e a adesão da população são fundamentais para o sucesso do programa”, explica o secretário da Administração, Alan Tavares. A Superintendência de Transformação Pública da Sead orienta os órgãos nos processos de transformação dos serviços para disponibilizá-los de forma digital, garantindo que a administração atenda às necessidades da população de maneira eficiente.

Acessibilidade e Inovação

Os cidadãos podem acessar os serviços do Portal Expresso de duas formas: em ambiente logado, utilizando credenciais de acesso ao GOV.BR para serviços que dependem de dados sensíveis, ou em ambiente não logado, para serviços que não requerem dados pessoais. Além disso, 25 serviços estão disponíveis pelo aplicativo Expresso Goiás.

“O Governo de Goiás tem demonstrado, de forma consistente, que a inovação não é apenas um conceito, mas uma prática fundamental na modernização da gestão pública. A adoção de soluções tecnológicas e processos mais eficientes permite que os serviços sejam entregues de maneira mais ágil e acessível, promovendo o bem-estar do cidadão e consolidando nosso estado como referência em digitalização e governança pública no país”, reforça o secretário Alan Tavares.

O portal Expresso começou a ser desenhado em 2019 e, quando lançado em maio de 2021, oferecia 70 serviços. Até o final de 2024, esse número aumentou para 117 serviços. “Isso foi possível graças aos esforços de todos os órgãos no sentido de transformar e modernizar seus processos internos, permitindo que um serviço possa ser concluído pelo cidadão sem a necessidade de intermediação humana”, destaca a subsecretária de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos da Sead, Lara Garcia.

Novos serviços serão incluídos no programa nos próximos meses, à medida que os processos de simplificação de serviços forem finalizados.

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