10 curiosidades sobre o Cristo Redentor

A ideia de construir uma grande estátua no topo do Morro do Corcovado foi proposta pela primeira vez em meados da década de 1850, quando o Padre Pedro Maria Bos sugeriu a colocação de um monumento cristão no Morro do Corcovado para homenagear o Regente e Príncipe do Brasil. Filha do Imperador Dom Pedro Princesa Isabel II A princesa gostou da ideia e até apoiou a construção desta obra. Ao assinar a Lei Áurea, considerando que era possível homenageá-la com uma estátua que a representava como “Redentora”, a Princesa Isabel não acatou o pedido. Segundo o edital de 2 de agosto de 1888, ela enfatizava que Jesus deveria ser homenageado. imagem do coração homenageia o verdadeiro “redentor da humanidade”. Em 1889, o país tornou-se uma república e, com a formalização da separação entre Igreja e Estado, a proposta foi abandonada.

Confira agora 10 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre essa maravilha

Por: Barbara Zani

10. O Cristo Redentor foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A estátua imensa fica no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro, é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2012.

9. Nosso Cristo Redentor – famoso no mundo todo – é uma estátua de Jesus Cristo, com 38 metros de altura que fica no topo do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. É a atração mais visitada do Brasil, com cerca de um milhão de visitantes por ano.

8. Ele é o principal cartão postal do Brasil, considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

7.O Cristo só ter sido inaugurado em 1931, porem ideia de construí-lo surgiu em 1859. Foi um padre francês, Pierre-Marie, que idealizou um monumento de Cristo no alto do Monte Corcovado. Para você ter ideia da grandiosidade do projeto, só o morro já tem 710 metros de altura. O padre registrou sua ideia em um livro chamado “Imitação de Cristo”.

6. A proposta começou a ganhar força com a aproximação do centenário da Independência do Brasil. Em 1921, um ano antes, foi feito um concurso para escolher o projeto do monumento. O vencedor foi o engenheiro Heitor da Silva Costa.

5. Nessa mesma época, uma mobilização muito interessante aconteceu: mais de 22 mil mulheres reuniram suas assinaturas em um abaixo assinado pedindo ao presidente Epitácio Pessoa autorizar a construção do Cristo.

4. O Cristo Redentor foi construído só com doações de brasileiros. A obra custou 2500 contos de réis, aproximadamente R$9,5 milhões de reais, em valores atuais. Em comparação com outros monumentos, como a Estátua da Liberdade, foi uma obra bem barata.

3. Mas o orçamento baixo não a tornou menos grandiosa. O Cristo Redentor tem 38 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares. A largura entre os braços abertos do Cristo é de 28 m.

2. Heitor da Silva Costa teve a ajuda do pintor Carlos Oswald e do escultor francês Paul Landowski, que esculpiu as mãos e a cabeça do Cristo. Aliás, essas foram as únicas partes da estátua que foram produzidas em Paris, na França. Todo o resto foi construído aqui mesmo, no Brasil, em 5 anos.

1. A estrutura do Cristo Redentor é de cimento armado, revestido de pedra-sabão cortada em vários triângulos e aplicadas na estátua. Esse é um material muito resistente que, além de ser fácil de encontrar no país, aguenta ventos de até 250 km/h, sendo capaz de resistir a um furacão de categoria 5, a mais forte de todas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp