Goiânia terá Centro de Direitos Humanos e Empreendedorismo

Os goianienses deverão ter nos próximos 80 dias um Centro Municipal de Direitos Humanos e Empreendedorismo para capacitar grupos goianienses e comportar a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA). A informação foi confirmada pela titular da SMDHPA, Cristina Lopes, à coluna Boca Miúda na noite desta segunda-feira (31/5).

Segundo a secretária, a ação conta com apoio do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Ainda de acordo com Cristina, foi realizada hoje uma reunião para definir o andamento do projeto. “Serão ofertados, em parceria com o Sistema S, capacitações em gastronomia, costura e moda, informáticas e outros”, revelou.

A construção fica no Setor Faiçalville e será feita em um prédio que teve obras interrompidas há cerca de seis anos, onde seria o Centro Público de Economia Solidária Municipal, conforme apuração da Boca Miúda. Representantes da Secretaria já visitaram o local, e corre nos bastidores uma visão positiva da ação. Isso porque a mudança economizaria capital gasto com aluguel na atual sede da pasta.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos