A Via Láctea é uma galáxia espiral, da qual o Sistema Solar faz parte. Vista da Terra, aparece como uma faixa brilhante e difusa que circunda toda a esfera celeste, recortada por nuvens moleculares que lhe conferem um intrincado aspecto irregular e recortado.
Confira 10 curiosidades sobre a nossa gigante Via láctea
Por: Barbara Zani
10. Uma estrada de leite no céu
A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa
9. O caminho da Anta
Os indígenas tembés, do sul do Pará, deram outro nome para nossa galáxia. Ao olhar para o céu, eles associavam as constelações aos ciclos de chuva e seca, interpretando a galáxia como um caminho percorrido pela natureza. Por isso, a apelidaram de Caminho da Anta.
8. Brilho de estrelas
Com a invenção do telescópio, no início do século 17, os astrônomos descobriram que a luz da Via Láctea é a mistura das luzes emitidas por um grande número de estrelas. Pesquisadores estimam que nossa galáxia tenha entre 200 e 250 bilhões desses astros.
7. Tudo em volta de Sagitário
O centro da Via Láctea está na direção da constelação de Sagitário, onde há várias nebulosas e aglomerados de estrelas. Essa é a parte mais brilhante da galáxia.
6. Da poeira cósmica, veio a galáxia
Uma das principais hipóteses é a de que a Via Láctea nasceu logo após o Big Bang, a partir de uma nuvem composta por hidrogênio, hélio e poeira cósmica. Com o passar do tempo, essa nuvem teria se dividido em várias outras nuvens, que se desenvolveram independentemente, dando origem às galáxias.
5. Um espiral no universo
Nossa galáxia tem a forma de um espiral e é composta por três elementos principais: disco, bojo e halo. O disco é constituído por bilhões de estrelas, poeira e gases, sendo responsável por definir o formato de espiral. O bojo fica na região central, é circular e contém estrelas mais velhas, de cor avermelhada. Já o halo tem aglomerados de estrelas muito antigos, que envolvem toda a Via Láctea.
4. Galáxia anciã
O universo se formou há aproximadamente 13,8 bilhões de anos. Os astrônomos calculam que nossa galáxia nasceu um pouco depois e que deve estar na idade de 13,6 bilhões de anos.
3. Por dentro da Via Láctea
Quem olha para o céu de um local bem escuro consegue ver uma faixa de estrelas coberta por poeira e gás. Essa visão é uma parte da Via Láctea!
2. A grande galáxia
Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.
1. A Via Láctea está crescendo
Ao longo do tempo, e os cientistas acreditam que ela continuará se expandindo e absorvendo galáxias menores até que uma galáxia maior a engula. Alguns especialistas acreditam que em cerca de 4,5 bilhões de anos, a galáxia de Andrômeda, vizinha da Via Láctea, será completamente absorvida por ela.