Pepsi é o segundo refrigerante mais consumido no mundo e tem uma história de mais de 100 anos. Foi lançado nos EUA na década de 1890, passou pela crise financeira e voltou várias vezes.
Por: Barbara Zani
10. A Pepsi surgiu em 1893, quando o farmacêutico Caleb Davis Bradham, da cidade de New Bern, estado norte-americano da Carolina do Norte, criou uma bebida.
9. Produzido a partir de água carbonada, açúcar, baunilha, aromas de especiarias, extrato de noz de cola e pepsina, o Brad’s Drink devia inicialmente combater o desconforto estomacal produzido por problemas como a gastrite.
8. A Pepsi-Cola passou a ser chamada com esse nome em 28 de agosto de 1898, quando foi lançado no mercado como refrigerante.
7. A fábrica de refrigerantes funcionou na pequena farmácia de Caleb Bradham até 1903, ou seja durante 10 anos. A Pepsi-Cola Company nasceu oficialmente em 24 de dezembro de 1902
6. Foi durante a década de 1930, que a Pepsi começou a vender no mercado internacional.
5. Começou a ser vendida no Brasil apenas em 1953.
4. O primeiro país a receber o produto foi o Canadá.
3. A Pepsi é atualmente fabricada no Brasil em parceria com a Inbev, que produz o guaraná Antarctica e a cerveja Brahma.
2. A Pepsi vence sua rival Coca-Cola apenas na Arábia Saudita, além de algumas províncias do Canadá. Ela é bastante popular no mundo árabe, mas perde feito para a Coca em Israel.
1. Em 1984, o cantor norte-americano Michael Jackson participava da gravação de um comercial para a Pepsi quando foi atingido por faíscas dos efeitos especiais, que incendiaram seu cabelo e provocaram queimaduras graves no couro cabeludo.