Tradição em Goiás há mais de 50 anos, os pit dogs agora são patrimônio cultural de Goiás. Durante uma solenidade realizada na quinta-feira (8), o governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionou a lei que torna os quiosques montados em praças, que fazem sanduíches preparados na hora, como patrimônio cultural imaterial de Goiás.
Atualmente, a categoria gera 40 mil postos de trabalho só em Goiânia, segundo estimativas do Sindicato de Proprietários de Pits Dogs. Na capital, há 1.602 estabelecimentos.
A lei, que tramitava desde março, passa a dar mais segurança aos quase 3 mil estabelecimentos em todo o estado, assegurado a existência dos pit dogs, que são base do sustento de diversas famílias, o lazer, o costume e gastronomia dos goianos. No dia 9 de setembro, o projeto passou pela segunda e última votação, até seguir para avaliação do governador.
Durante a solenidade, Caiado declarou que sancionou o projeto pelo respeito que tem aos trabalhadores desse setor, que neste período de pandemia da Covid-19 foram penalizados pelos efeitos da crise sanitária. O projeto de lei é de autoria da deputada delegada Adriana Accorsi (PT).