Ministros do STF votam a favor da realização da Copa América no Brasil

Na madrugada desta quinta-feira, 10, o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar três ações contra a realização da Copa América no Brasil. O relator da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), uma das três ações ações, o ministro Ricardo Lewandowski, foi o primeiro a votar, e optou por liberar o evento.

No entanto, ele exigiu que o governo federal envie à Corte, até 24h antes do início da competição, um plano detalhado de segurança sanitária para prevenir o avanço da Covid-19. O torneio tem abertura neste domingo, 13, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

As ações estão sendo julgadas no plenário virtual. Os votos podem ser apresentados até às 23h59 desta quinta.

A ministra Cármen Lúcia, relatora de duas outras ações, impetradas pelo PSB e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, decidiu autorizar a realização da competição. No entanto, ela pontuou que é responsabilidade das autoridades públicas, federal e estaduais eventuais danos à saúde pública que o evento possa causar.

Em ação de relatoria da Cármen, o ministro Marco Aurélio, explicando que não caberia à Corte “substituir o Executivo federal”, votou para negar a ação contra a realização da Copa América no Brasil. O ministro ainda não votou no processo sob relatoria de Lewandowski.

Na manhã desta quinta-feira, Lewandowski e o ministro Edson Fachin também se posicionaram  sobre as duas ações que estão sob relatoria de Cármen Lúcia. Eles acompanharam a decisão da relatora nas duas e deixaram o placar em 4 a 0 a favor da realização da Copa América no Brasil.

Na tarde desta quinta-feira, o ministro Gilmar Mendes formou o placar de 5 a 0 a favor da realização do campeonato.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Dia de Nossa Senhora Aparecida: Confira o que abre e fecha em Goiânia

O feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, traz alterações nos horários de funcionamento de vários estabelecimentos e serviços em Goiânia. É importante estar informado sobre o que abre e o que fecha para evitar inconvenientes.

Shoppings

Durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, os shoppings de Goiânia mantêm horários especiais, mas em geral, permanecem abertos. No Goiânia Shopping, as lojas e a praça de alimentação e lazer funcionam das 10h às 22h e das 10h às 22h30, respectivamente.

No Aparecida Shopping, as lojas abrem das 10h às 22h, e a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h. Já no Passeio das Águas Shopping, as lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h, e a praça de alimentação e lazer das 10h às 22h30.

Supermercados

Os supermercados em Goiânia geralmente mantêm seus horários normais durante o feriado. De acordo com a Associação Goiana de Supermercados (Agos), a maioria dos supermercados segue funcionando normalmente, embora alguns possam adotar horários de domingo, abrindo mais tarde, das 08h às 21h.

Repartições públicas

As unidades do Atende Fácil estarão fechadas neste sábado, 12, retornando o atendimento na segunda-feira, 14, das 7h às 19h. Já os atendimentos na saúde pública funcionarão em âmbito de emergência e urgência, com funcionamento 24 horas e classificação de prioridade para casos mais graves.

No lazer, os parques Zoológico e Mutirama irão funcionar normalmente, com atividades voltadas para a comemoração do Dia das Crianças. O Parque Mutirama funcionará das 10h às 16h e o Zoológico das 08h30 às 17h, com compra nas bilheterias até às 16h.

Os outros dois órgãos seguem em funcionamento normal, com volta na segunda-feira, 14.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp