Após deixar o PSOL, Marcelo Freixo deve filiar ao PSB

Nesta sexta-feira,11, o deputado federal Marcelo Freixo anunciou sua saída do PSOL, partido que ficou filiado por 16 anos. Conforme o parlamentar, em publicação em suas redes sociais, a decisão foi “longamente amadurecida”, e tomada em razão da necessidade de uma “ampliação do diálogo e a construção de uma aliança com todas as forças políticas”. Freixo está com ida encaminhada para o PSB, partido onde deverá se colocar como pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro.

O deputado agradeceu ao PSOL e afirmou que hoje “encerra esse ciclo” e, afirmou que mesmo não estando no partido, ele e seus antigos correligionários seguirão “na mesma trincheira de defesa da vida, da democracia e dos direitos do povo brasileiro”. Em relação ao pleito do ano que vem, o deputado afirma que as eleições de 2022 “serão um plebiscito nacional sobre a Constituição de 1988”. “Por isso nós democratas não temos o direito de errar: do outro lado está a barbárie da fome, da morte e da devastação”, disse.

Freixo afirmou estar dedicado à construção de pontes, “reafirmando o valor do diálogo e o papel da política como meio de resolvermos de forma pacífica os problemas do nosso País”. Ele finalizou dizendo que: “o nosso dever histórico é derrotar Bolsonaro nas urnas e o bolsonarismo enquanto projeto de sociedade. E sei que o PSOL e eu estaremos do mesmo lado para cumprir essa tarefa”

Ontem, 10, o deputado Freixo se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras lideranças de esquerda do Rio, durante três horas. A reunião foi fechada, no entanto de acordo com o Estadão/Broadcast o petista defendeu a importância de buscar o centro na composição eleitoral de 2022 e declarou que a conciliação é uma característica do seu modo de fazer política.

Além de Freixo, participaram do encontro Alessandro Molon (PSB), Jandira Feghali (PCdoB),  Benedita da Silva (PT), e a presidente acompanhada do vice do diretório nacional do PT, Gleisi Hoffmann e Washington Quaquá. Também estiveram presentes deputados estaduais e vereadores petistas. A reunião aconteceu em um hotel na orla de Copacabana, na zona sul da cidade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula promete zerar fome no país até fim do mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu no sábado, 16, que, até o fim do mandato, nenhum brasileiro vai passar fome no país. A declaração foi feita no último dia do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na região central do Rio de Janeiro.

“Quero dizer para os milhões de habitantes que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se vai ter alimento. Quero dizer que hoje não tem, mas amanhã vai ter. É preciso coragem para mudar essa história perversa”, disse o presidente. “O que falta não é produção de alimentos. O mundo tem tecnologia e genética para produzir alimentos suficientes. Falta responsabilidade para colocar o pobre no orçamento público e garantir comida. Tiramos 24 milhões de pessoas da fome até agora. E em 2026, não teremos nenhum brasileiro passando fome”.

O evento encerrou a programação do G20 Social, que reuniu durante três dias representantes do governo federal, movimentos sociais e instituições não governamentais. Na segunda, 18, e terça-feira, 19, acontece a Cúpula do G20, com os líderes dos principais países do mundo. A discussão de iniciativas contra a fome e a pobreza são bandeiras da presidência brasileira do G20.

“Quando colocamos fome para discutir no G20, era para transformar em questão politica. Ela é tratada como uma questão social, apenas um número estatístico para período de eleição e depois é esquecida. Quem tem fome é tratado como invisível no país”, disse o presidente. “Fome não é questão da natureza. Não é questão alheia ao ser humano. Ela é tratada como se não existisse. Mas é responsabilidade de todos nós governantes do planeta”.

O encerramento do festival teve a participação dos artistas Ney Matogrosso, Maria Gadú, Alceu Valença, Fafá de Belém, Jaloo Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê e Lukinhas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos