10 Curiosidades sobre Hamsters

Por: Estefhanny Garcia 

 

O hamster é um animal de estimação bastante popular, eles são animais noturnos e existem mais de 24 espécies de hamsters, se você pretende ter um hamster como pet a lista a seguir vai te mostrar 10 curiosidades sobre esses pequenos roedores.

 

10 – Hamsters aprendem o próprio nome 

Esse roedor é muito inteligente, e pode aprender o próprio nome. Segundo alguns especialistas, este aprendizado acontece de fato quando ele ouve o nome com bastante frequência.

 

9 – Os Dentes dos hamsters nunca param de crescer

Essa é uma das caracterizas dos roedores, os dentes dos hamsters nunca param de crescer durante sua vida, por isso os hamsters passam a maior parte do tempo roendo, ou mordiscando objetos duros para desgastar seus dentes.

 

8 – São animais higiênicos 

Os hamsters são animais extremamente higiênicos, uma coisa que esses roedores priorizam é a limpeza, assim, um ambiente bagunçado pode fazer mal à saúde dos roedores. Sendo assim é sempre bom retirar as sujeiras diariamente, e uma vez por semana realizar a limpeza da gaiola com produtos apropriados.

 

7 – Hamsters gostam de frio 

Os hamsters tem origem em locais frios, como China e Mongólia. Assim ele gosta de temperaturas baixas e não se adaptam em locais quentes. Dessa maneira é bom evitar deixar seu pet exposto ao sol, principalmente durante o verão, coloque a gaiola do seu hamster longe de fontes de calor, como aquecedores e outros eletrodomésticos.

 

6 – Hamsters são verdadeiros atletas 

Por natureza hamsters gostam muito de exercícios, e eles podem brincar por horas, por isso procure gaiolas grandes, com bastante espaço, brinquedos e acessórios para as atividades do pet. Um dos itens que não podem faltar na gaiola desses roedores é a roda de corrida.

 

5 – Autodefesa 

Apesar de dócil e brincalhão, nem sempre o hamster gosta de ser agarrado e pode reagir com uma mordida. O pequeno roedor pode morder também ao se sentir ameaçado, ou se estiver estressado com alguma outra coisa. Alias não se assuste se o roedor te der algumas mordidas, mas para evitar as mordidas do pequeno é bom evitar de acordá-lo, isso pode deixar ele bastante estressado.

 

4 – Local especial para a ração

Mesmo sendo bem pequeno, esses roedores possuem a característica de serem muito gulosos, sendo assim para auxiliar seu comportamento comilão, o hamster possui bolsas especiais em suas bochechas, preparadas para armazenar comida. Não se assuste se seu pet estiver comendo muito, além disso nunca deixe o comedouro sempre cheio.

 

3 – Os hamsters não enxergam muito bem

Apesar de terem olhos bem destacados e bonitos, os hamsters não são muito bons para enxergar. Alguns estudos revelam que que a visão dos roedores não é boa, bem como, muitas vezes utilizam os bigodes para se orientar. Por isso jamais corte os bigodes de seus hamsters.

 

2 – Expectativa de Vida

Com os devidos cuidados, seu hamster poderá viver de dois a três anos. Por isso é muito importante saber como cuidar de um hamster, afinal eles dependem de uma alimentação equilibrada, ambiente limpo e higienizado além de muitos outros cuidados.

 

1 – A água pode prejudicar seu pet

Gatos e hamsters são bem parecidos, pois eles ficam naturalmente limpos e higiênicos, então o contato com a água é só em casos extremos. Roedores e felinos têm a rotina de ficarem boa parte do dia limpando a pele com suas línguas. Essa forma de limpeza é bastante eficaz e por isso o banho com água é extremamente desnecessário para os hamsters. Existem pós para banho para roedores como hamsters, chinchilas e outros animais com pelagens.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp