Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum.
Por: Bárbara Zani
10- Museu da Tortura , Amsterdã
Quem gosta de filmes de terror curtirá este museu, que segue o mesmo estilo e fica em Amsterdã, cidade conhecida por reunir também outros museus inusitados, como o do Sexo e o da Maconha.
9- Museu nacional da História do Funeral Houston, Texas, EUA
O museu localizado em Houston, no Texas. É lá onde está a maior coleção da América de artefatos de serviços fúnebres, como carros e ônibus funerários motorizados ou puxados por cavalos, além de displays de embalsamento, caixões e até itens usados em funerais presidenciais e papais.
8- Museu do Esgoto de Paris
Este museu, que exibe o sistema de esgoto da cidade, com seus túneis, que remonta ao ano de 1370. O primeiro sistema subterrâneo foi construído em Montmartre, e, desde então, sucessivos governos têm ampliado o sistema para servir a população.
7. Museu Islandês do Penis, Reykjavik, Islândia
Este museu apresenta 280 exemplares de 93 espécies de animais, exibidos como troféus de caça, embalsados em formol e dispostos em recipientes de vidro. O museu também tenta coletar amostras de pênis de todos os mamíferos da Islândia, incluindo diversas espécies que estão ameaçadas ou extintas em águas islandesas e em outras partes do mundo, como monstros marinhos, baleias e focas
6- Museu Internacional do Vaso Sanitários Sulabh, Nova Déli, Índia
Fundada por Bindeshwar Pathak em 1970, a fundação Sulabh reúne mais de 50 mil voluntários dedicados a difundir o uso de vasos sanitários pela Índia. A organização sem fins lucrativos tem um museu dedicado à história do saneamento e dos banheiros.
5- Museu do Lamen Shin Yokohama, Yokohama, Japão
Os famosos restaurantes japoneses que servem exclusivamente o lamen (sopa de macarrão instantâneo) ganharam museu. Considerado um parque de diversões gastronômico, tem como principal atração a produção do Tóquio Showa 33, o macarrão instantâneo inventado em 1958.
4-Museu da Batata Frita, Bruges, Bélgica
O local conta a história da batata e a da batata frita, passando pela origem belga da iguaria e pelas técnicas de preparação e tempero. A exposição principal fica no primeiro andar do museu –já nos demais pavimentos, é possível provar as tradicionais batatas belgas. Entre os destaques, estão uma antiga fritadeira restaurada e vasos incas representando batatas variadas, além de pinturas e fotografias de tradicionais pontos de venda da delícia.
3- Museu da Mostarda, Middleton, Wisconsin, EUA
O acervo conta com diversos tipos e marcas do condimento. Concebido e fundado por Barry Levenson, tem uma coleção reunida desde 1986, com mais de 5.300 mostardas de 60 países. Há ainda uma loja que oferece degustação gratuita de amostras do condimento.
2- Museu Currywurst, Berlim
O visitante pode preparar seu próprio prato e ainda conhecer sua história. Aberto em agosto de 2009, também exibe a história de Herta Heuwer, inventora do lanche. Há também clipes de filmes famosos em que o curry-wurstaparece, como a série de TV alemã Drei Damen vom Grill. Até a decoração é temática, com sofá em forma de salsicha e salas repletas de aromas e temperos.
1- Museu do Fim dos Relacionamentos, Zagreb, Croácia
O acervo conta com objetos pessoais de ex-amantes, carregados de memórias e emoções. Há também fotografias, cartas e mensagens de ex-namorados, com descrições de data e local dos relacionamentos anônimos. Uma curiosidade: o museu recebeu o Prêmio Kenneth Hudson de “o mais inovador da Europa