Goiânia Mostra Curtas estreia mostra competitiva paralela de Animação

A 17ª Goiânia Mostra Curtas é um festival de curta-metragens de temática livre composta de cinco mostras competitivas – das quais a Curta Mostra Brasil é a oficial e as demais são paralelas – e a Mostra Especial, não-competitiva. Dentre as mostras competitivas, a novidade desta edição é a Curta Mostra Animação, que receberá curadoria do animador e cineasta Cesar Cabral e contará com voto popular e juri oficial. A nova mostra paralela substitui a Curta Mostra Municípios, que cumpriu um importante papel de incentivar a produção audiovisual pelo interior do País e agora deixa de compor a programação do festival. As inscrições de filmes para as mostras competitivas seguem abertas até dia 27 de julho de 2017, pelo site www.goianiamostracurtas.com.br.

A Curta Mostra Animação acompanha o aquecimento da produção audiovisual em curta-metragem de animação no território nacional e busca exibir um recorte amplo de animações de todas as regiões do país. Presente ano após ano de modo substancial no panorama de filmes exibidos na Goiânia Mostra Curtas, a animação agora recebe uma mostra paralela inteira dedicada ao gênero. Serão exibidas aproximadamente 10 obras recentes audiovisuais de curta-metragem de animação (de janeiro de 2016 até a atualidade).

Em 2004, o Icumam foi um dos protagonistas da criação do Núcleo de Animação de Goiás (NAG) dentro da 4ª edição da Goiânia Mostra Curtas, que buscava aproximar animadores iniciantes com experientes e organizar atividades do ramo. Essa mesma edição foi inteiramente dedicada ao cinema de animação, desde a Mostra Especial até as atividades formativas como oficinas, debates, homenagens, palestras e lançamentos literários. Além disso, o gênero sempre foi contemplado pelos projetos do Instituto, como no Curso de Formação Profissional – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais, que oferece o módulo de animação e o Icumam Lab, que também recebe projetos do gênero. Para Maria Abdalla, diretora da Goiânia Mostra Curtas “A animação é um gênero com muito potencial e que vive um “momento forte” no cenário nacional, com boas produções. É um gênero no qual acreditamos desde o começo da Goiânia Mostra Curtas e fico feliz de podermos dedicar um espaço ainda mais justo à sua valorização nesta edição do festival.”

O cineasta Cesar Cabral será o curador da Curta Mostra Animação. Formado em Cinema pela ECA-USP, Cesar Cabral atua desde 2002 como diretor, animador e produtor em projetos para Cinema e Televisão. É sócio da Coala Filmes, produtora especializada em animação stop motion. Tem em seu currículo os curtas Dossiê Rê Bordosa, Tempestade e a série Angeli The Killer. Cesar foi presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação de 2015 a 2016.

Inscrições

A participação na 17ª Goiânia Mostra Curtas é gratuita e os vencedores das mostras competitivas levam o Troféu Icumam, além de prêmios em produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria cinematográfica, com foco no incentivo à produção. Um júri oficial formado por realizadores e pesquisadores com atuação nacional elegerá os vencedores ao lado do júri popular. As mostras competitivas deste ano têm a curadoria de Maria Abdalla (Curta Mostra Brasil e Curta Mostra Cinema nos Bairros), Pedro Maciel (Curta Mostra Goiás), Georgia Cynara (16ª Mostrinha) e Cesar Cabral (Curta Mostra Animação).

A 17ª Goiânia Mostra Curtas acontece entre os dias 3 e 8 de outubro no Teatro Goiânia e tem todas as suas atividades gratuitas. Nesta edição, podem se inscrever filmes de ficção, de documentário, experimentais e de animação com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2016 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento disponível no site oficial do evento. www.goianiamostracurtas.com.br.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp