Os Estados Unidos doaram mais um lote com 3 milhões de doses da vacina Janssen contra a covid-19 para o Brasil. De acordo com a Agência Brasil, o carregamento está marcado para chegar nesta sexta-feira (25) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) e será recebido pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e um representante da embaixada americana.
Essa é a maior quantidade já doada pelos EUA a qualquer outro pais. A vacina criada pelo laboratório Johnson & Johnson tem aplicação de apenas uma dose, equivalente a duas doses de outras vacinas que circulam no país.
40% do público alvo vacinado
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já aplicou 90 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 65 milhões imunizados com a primeira dose. Segundo a pasta, esse número representa 40% do público alvo, composto por faixas etárias maiores que 18 anos.
Segundo o ministro Marcelo Queiroga, a expectativa é que até setembro toda a população maior de 18 anos esteja vacina com pelo menos a primeira dose.
Outras vacinas
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) responsável pela AstraZeneca, anunciou o recebimento de ingredientes farmacêuticos ativo (IFA) suficientes para produzir 6 milhões de doses.
O instituto Butantan, responsável pelo CoronaVac, também informou nesta quarta-feira (24) o recebimento de 6 litros de IFA até o próximo sábado (26), o que deve produzir mais 10 milhões de doses de vacina.