Aparecida já vacinou 95% dos trabalhadores de limpeza urbana

Aparecida de Goiânia já imunizou 95% dos profissionais de limpeza urbana com a primeira dose contra a Covid-19. A vacinação aconteceu através de uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), que se iniciou em 27 de maio, quando o município começou a vacinas grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI). Mais de 900 profissionais dessa área já receberam os imunizantes.

Além dos trabalhadores públicos de limpeza urbana, Aparecia também vacina os funcionários de empresas privadas que atuam na limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos, bem como os grupos prioritários do PNI.

De acordo com o último levantamento realizado pela SMS, mais de 145 mil pessoas já receberam as primeiras doses contra a Covid-19, em Aparecida. O número equivale a 34% da população adulta da idade.

“No dia 27 de maio encaramos o desafio de ser a primeira cidade goiana a ampliar a vacinação para todos os grupos prioritários de uma só vez. Hoje, começamos a ver os resultados desse árduo trabalho, como por exemplo, ter quase 100% dos trabalhadores públicos de limpeza urbana vacinados com a primeira dose. Esses profissionais são fundamentais para a saúde da nossa cidade e não pararam um dia sequer desde o início da pandemia. Eles merecem todo o nosso respeito e a nossa proteção e eu fico muito feliz em ver que estamos avançando com a Campanha”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destacou que o município depende agora do envio de doses pelo Ministério da Saúde para seguir ampliando a imunização: “Por exemplo, até a noite desta quinta-feira, 24, não tínhamos mais estoque de vacinas para aplicar a primeira dose. Elas chegam agora pela manhã (sexta-feira) e seguiremos com a imunização em em moradores acima de 46 anos, bem como dos demais grupos prioritários, atendendo também lactantes com recém nascidos até seis meses. Nosso objetivo é vacinar o maior número possível de aparecidenses o mais breve”.

Trabalhadores da Limpeza Urbana

Sobre a vacinação dos trabalhadores da limpeza urbana, que ocorreu in loco, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Max Menezes, também comemorou: “Foi muito gratificante ver a empolgação dos nossos servidores com a vacinação. Eles são parte integrante do cuidado com a cidade e fundamentais para Aparecida. É essencial oferecer mais segurança e proteção a eles”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp