Por Lígia Saba
O diamante é um cristal sob uma forma alotrópica do carbono, de fórmula química C. É a forma triangular estável do carbono em pressões acima de 6 GPa. Comercializados como pedras preciosas, os diamantes possuem um alto valor agregado. Além de que são usados para compor joias lindas e valiosas, o que mais você sabe sobre os diamantes? Confira abaixo uma lista com 10 fatos e curiosidades para conhecer um pouco mais sobre essa pedra preciosa.
10. Planeta de diamante
Os cientistas descobriram um planeta que parece ser composto principalmente de carbono, e um terço dele é formado por diamante puro! Descoberto em 2004, esse planeta orbita uma estrela próxima da Via Láctea, e é chamado de “55 Cancri e”. Outra descoberta fantástica é a da existência de uma estrela que é essencialmente um diamante de 10 bilhões de trilhões de quilates. Essa estrela está localizada na constelação de Centauro, há 50 anos luz de distância da Terra. Os cientistas batizaram a estrela de Lucy, em homenagem a música dos Beatles “Lucy in the Sky with Diamonds”.
9. Idade dos diamantes
A maioria dos diamantes encontrados na natureza tem entre um a três bilhões de anos, sendo que a própria Terra é estimada em 4,5 bilhões de anos de idade. Isso faz com que os diamantes sejam quase tão antigos quanto nosso planeta.
8. Diamantes no Brasil
Os países que produziram mais diamantes mudaram ao longo do tempo. A Índia foi a primeira produtora de diamantes do mundo, começando nos anos 1400, quando os diamantes indianos começaram a ser vendidos em Veneza e em outros centros comerciais europeus. Em 1700, o fornecimento de diamantes da Índia diminuiu e o Brasil se tornou a principal fonte mundial de diamantes. Ele manteve esse título até o final dos anos 1800, quando uma enorme reserva de diamantes foi descoberta na África do Sul.
7. Não existem diamantes iguais
Nascidos em momentos diferentes da fase da terra, cada diamante natural tem um visual muito diferente um do outro. Cada um possui cores e caráteres diferentes, caracterizados pela sua diferente formação na terra, por isso, pode-se dizer que cada diamante é único.
6. Diamantes e misticismo
Há mais de 2500 anos, quando eles foram encontrados na Índia, algumas pessoas admitiram que sentiram um poder místico nos diamantes. Afinal, eles eram muito frios e duros, além de que não tinham como ser polidos ou lapidados como as outras pedras preciosas.
5. Indestrutíveis
A palavra diamante deriva do grego “adamas”, que significa invencível ou indestrutível. Apesar do seu nome, e do diamante ser uma das substâncias naturais mais duras do mundo, ele não é indestrutível, tanto que pode ser lapidado. Geralmente são usados outros diamantes para conseguir arranhá-lo ou quebrá-lo. Por muitos anos, o diamante já foi considerado o material mais rígido do planeta, porém agora o grafeno ocupa esse posto.
4. Formação
Os diamantes são feitos de um único elemento, o carbono, e seu processo de criação acontece cerca de 160 quilômetros abaixo do solo. Essa distância é tanta que nós só conseguimos ter acesso aos diamantes que foram transportados para a superfície terrestre por meio de erupções vulcânicas.
3. Maiores diamantes
O maior diamante já descoberto foi chamado de Cullinan, e pesava 3106 quilates. Ele foi descoberto em 1905 na África do Sul. O dono da mina e os líderes sul-africanos deram esse diamante ao rei Eduardo VIII, do Reino Unido. O Cullinan foi cortado em nove grandes diamantes, e em outros 100 menores. Os três maiores deles estão expostos na Torre de Londres, como parte das joias da coroa.
2. Força e Proteção
Os antigos romanos e gregos acreditavam que os diamantes eram lágrimas dos deuses, ou estilhaços das estrelas que caíam na Terra. Algumas culturas antigas também acreditavam que os diamantes davam força e coragem ao seu portador durante a batalha. Por isso, alguns reis usavam diamantes em suas armaduras. Os romanos também herdaram a crença da mitologia indiana de que os diamantes tinham o poder de afastar o mal, se usados como talismãs.
1. Para que são usados os diamantes
A grande maioria dos diamantes extraídos hoje não são usados para fazer joias, e sim para fins industriais. E esse foi também o primeiro uso que essa pedra teve pelos humanos. O físico de Harvard, Peter Lu, e seus colegas descobriram que os antigos chineses usavam diamantes para polir eixos, há mais de 4.500 anos atrás. Até hoje, 80% dos diamantes extraídos (cerca de 100 milhões de quilates) são utilizados para fins industriais de corte, perfuração, moagem e polimento.