Trabalhadores tem até hoje para sacar abono PIS/Pasep; veja como

Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para o saque de até R$ 1.100 do PIS/Pasep. Mais de 467 mil brasileiros ainda não sacaram o benefício que consta aproximadamente R$ 309 milhões de abono salarial referente de 2020-2019.

No caso do PIS, pago para trabalhadores da iniciativa privada, mais de 327 mil trabalhadores não sacaram o benefício, no valor total de R$ 214 milhões, de acordo com a Caixa Econômica Federal.

Quanto ao Pasep, pago a trabalhadores do setor público pelo Banco Brasil, são cerca de 140 mil servidores que não sacaram o abono, totalizando um saldo de R$ 95 milhões ao banco.

O calendário de pagamento começou em 2020 e leva em consideração o mês do nascimento e o número final da inscrição.

Quem não efetuar o saque do dinheiro até essa quarta-feira (30), terão que esperar o início do próximo calendário de pagamentos, previsto apenas para 2022. Pelas regras em vigor, o direito aos valores do PIS/Pasep são assegurados pelo prazo de cinco anos.

Qual o valor e quem recebe?

O valor dos benefícios em 2020-2021 varia de R 92 reais a R$ 1.100, dependendo do período o qual trabalhado formalmente em 2019. Só recebe o valor de um salário mínimo quem trabalhou durante 12 meses de 2019.

Anualmente o benefício é pago a cerca de 23 milhões de trabalhadores.

Para ter o direto, o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos com carteira assinada em 2019;
  • Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Como saber se tenho direito?

Para saber se você tem o direito ao abono salarial, ás consultas são feitas da seguinte maneira:

PIS (trabalhador de empresa privada):

  • No Aplicativo Caixa Trabalhador
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207

Pasep (servidor público):

Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos)

Como posso sacar?

Poupança digital: Caso o pagamento teria sido realizado pela poupança digital, o saque é realizado nos terminais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui a partir da geração de token diretamente no app Caixa Tem.

Correntista individual da caixa: O abono salarial é depositado diretamente na conta, caso o saldo esteja acima de R$ 1 e tenha movimentação.

Servidor Público: Para servidores, o saque é feito nas agências do Banco do Brasil, com o documento de identificação. Servidores correntistas recebem o dinheiro diretamente na conta.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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