Em reunião com prefeitos, Caiado prega ampliação da renda familiar

O governador Ronaldo Caiado se reuniu, nesta quinta-feira (1), com 17 prefeitos da região do Entorno do Distrito Federal para receber demandas e encaminhar ações conjuntas. Durante pronunciamento, ele assegurou que não tem como foco realizar “obras para ostentação”. Disse que a meta é gerar alternativas de renda e de acesso facilitado ao crédito para pequenos e microempresários individuais e agricultores.

“Vamos trabalhar e construir a mentalidade de ampliar a renda das famílias”, disse o governador. Caiado garantiu aos presentes que vai finalizar o Hospital de Águas Lindas. “Podem ter certeza de que entrego no meu mandato. Não abro mão deste compromisso”, afirma a assegurar que serão três estruturas de saúde de grande porte na região.

Presidente eleito da Associação Goiana dos Municípios (AGM) e gestor de Goianira, Carlos Alberto Andrade de Oliveira, o Carlão da Fox, salientou que a era de obras faraônicas deu lugar às parcerias com as gestões municipais. “Vamos fazer uma cronologia de tempo. Pega-se quatro mandatos, e divide-se pelo que o governador atual já fez, e verão que foi feito muito mais”, garantiu.

O presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (Amab) e prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, disse que a meta é “fortalecer o municipalismo”.

O prefeito de Alto Paraíso, Marcus Adilson Rinco, destacou que o governador realiza “um trabalho exemplar no Estado, que beneficia todos os municípios de maneira igual”. Segundo ele, “isso mostra seu espírito de cidadania”.

O prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário Medeiros, disse que os municípios da região do Entorno precisam romper com a dependência de Brasília “e passar a ser mais Goiás, ter autonomia, estar junto ao Governo do Estado”.

Já o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas de Carvalho, saudou Caiado e o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, pela condução das ações de busca ao criminoso Lázaro Barbosa. “Vocês chamaram a responsabilidade. Só nós que estávamos ali sabíamos do drama desta situação toda”, afirmou. Alessandro Otone Barcelos, de Cocalzinho de Goiás, também agradeceu às duas autoridades pela condução no caso.

Benefícios

Prefeito de Padre Bernardo, Joseleide Lázaro enumerou melhorias que o município recebeu: recapeamento de vias, carreta da mulher, posto de atendimento do Ipasgo, ônibus para transporte de alunos da rede pública, convênio com a Goinfra para pavimentação da Estrada Real, obras da Saneago e convênio com a Agehab para construção de 30 moradias populares.

“O diferencial é que, quando se estanca a sangria da corrupção, o reservatório começa a aumentar e sobra dinheiro para ajudar o Estado todo”, disse Waldilei José de Lemos, prefeito de Vila Propício. Gestor de Novo Gama, Carlos Alves dos Santos, informou que antes dispunha de apenas quatro leitos de UTI, e que agora conta com 14.

Álvaro Machado de Freitas, prefeito de Barro Alto, ressaltou que, graças à parceria com o governo, o município finalmente foi contemplado com a conclusão de unidade educacional paralisada desde 2009. Ainda segundo ele, o asfalto da entrada do município chegou em três dias, após espera de 40 anos.

Prefeito de Goianésia, Leonardo Silva Menezes parabenizou o trabalho desenvolvido no setor de saúde e agradeceu a policlínica instalada no município. “É um sucesso, coisa de primeiro mundo. Caiado é um parceiro desde sempre e está devolvendo Goiás aos goianos”, disse.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp