Por Lígia Saba
O Japão, país insular no Oceano Pacífico, tem cidades densas, palácios imperiais, parques nacionais montanhosos e milhares de santuários e templos. Com uma cultura muito diferente e distante da cultura Brasileira, os Japoneses são conhecidos por seus hábitos de higiene, pelo respeito ao próximo e por serem extremamente focados. Se você pretende viajar para o Japão ou simplesmente deseja conhecer um porco mais sobre os costumes de seus cidadãos, confira abaixo uma lista com 10 hábitos que fazem parte da cultura japonesa.
10. Encostar na mão de outra pessoa é considerado contato íntimo
Na cultura do Japão, contato físico, em geral, não é corriqueiro como é no Brasil, por exemplo. Por causa disso, dar as mãos, no Japão, é um ato considerado íntimo e, quando feito em público (especialmente entre uma mulher e um homem), pode ser bastante ofensivo para pessoas mais conservadoras.
9. Pagamento no caixa
No momento de pagar uma compra no Japão, o dinheiro não é entregue diretamente nas mãos do atendente, mas em uma bandeja. Isso é feito para manter a higiene e, também, para evitar a possibilidade de haver contato físico.
8. Demorar para pagar uma compra é considerado falta de respeito
Demorar para realizar o pagamento de uma compra é considerado uma falta de respeito, em relação às pessoas que estão aguardando na fila. Para acelerar o processo, é comum ver pessoas contando o dinheiro antes de estar na vez de pagar as compras.
7. Na cultura japonesa conservadora, tatuagens são mal vistas
No Japão, em geral, as tatuagens são mal vistas, pois, tradicionalmente, elas eram muito utilizadas por pessoas conectadas a grupos criminosos ou por integrantes da máfia japonesa. Esse fato acabou por estigmatizar a tatuagem e, até hoje, japoneses mais conservadores veem pessoas tatuadas com maus olhos.
6. Ninguém atravessa a rua fora da faixa ou com o semáforo fechado
Na cultura do Japão é costume não atravessar a rua fora da faixa de pedestres e não atravessar quando o semáforo está fechado. Por causa disso, é muito comum ver pessoas paradas, esperando o semáforo abrir, para atravessar uma rua deserta.
5. Hábitos na hora de comer
Os japoneses fazem barulho com a boca quando estão comendo. Ao contrário das nossas regras de etiqueta, no Japão isso é sinal de que a comida está gostosa. Além disso, eles comem até o último grão de arroz do prato (resquício dos tempos de guerra, em que não se podia desperdiçar comida).
4. Máquinas de rua
Japoneses adoram praticidade. Por essa razão, você encontra maquininhas de venda pelas ruas em grande quantidade e que vendem de tudo –desde bebidas e guloseimas até frutas, verduras, guarda-chuvas e roupas íntimas.
3. Hábito de tirar os sapatos
Os japoneses têm o costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa, para não trazer a impureza de fora para dentro dos seus lares. Assim, eles usam calçados diferentes quando estão dentro de casa. Existem até mesmo chinelos específicos para usar quando se vai ao banheiro (e jamais devem ser usados fora de um).
2. Cuidados com a saúde
É comum, para um japonês, usar máscara cirúrgica quando está resfriado ou gripado, além de espirrar na dobra do cotovelo, em vez de espirrar nas mãos. Ambas atitudes são tomadas para evitar transmitir o resfriado ou gripe a alguém próximo.
1. Taxa de alfabetização
A educação é muito valorizada na cultura japonesa e, por isso, não é à toa que o Japão é um dos países com um dos maiores índices de alfabetização do mundo, com uma média de 99%.