Polícia Federal de Curitiba cumpre mandado de apreensão contra ”rei da Bitcoin”

A Polícia Federal deflagrou em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (5) a Operação Daemon para aprofundar as investigações sobre crimes falimentares, corrupção, lavagem de dinheiro, organizações criminosas e crimes que colocam em risco a economia pública e o sistema financeiro nacional.

Além de ordens de prisão preventiva e quatro ordens de prisão temporária, o tribunal emitiu um total de 22 ordens de busca e apreensão. A 23ª Vara Federal de Curitiba também ordenou o confisco de bens e o congelamento de valores foram apreendidos Lamborghini e veículos de luxo, imóveis serão vendidos para tentar reaver R$ 1,5 bilhão de prejuízo que grupo causou em investidores. As investigações apontam que os recursos transferidos ao grupo pelos clientes eram, na verdade, transferidos aos líderes da organização. A investigação teve início em 2019, depois que a organização apresentou um relatório policial afirmando que foi vítima de um ataque cibernético. Naquela época, o valor de todos os credores estava bloqueado pela empresa que controlava as três corretoras.

Foto reprodução: Polícia Federal
Foto reprodução: Polícia Federal

No decorrer da investigação, a polícia civil e a Secretaria de Relações Públicas do Estado do Paraná suspeitaram que o ataque cibernético era falso e que a organização cometeu crimes como corrupção. Segundo a PF, o suspeito não colaborou com o inquérito policial. Ainda em 2019, o tribunal concedeu pedido de recuperação judicial ao grupo, interrompendo as ações cíveis em andamento da empresa. Mesmo assim, no ano seguinte, a investigação apurou que o grupo havia negociado contratos coletivos de investimento sem estar registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Portanto, PF começou a investigar o caso.

A investigação levantou suspeitas de que os líderes do grupo transferiram o valor dos clientes para seu próprio benefício. Para atrair investidores, os suspeitos exibiam bens de luxo e realizaram eventos de grande porte. Segundo a PF, o líder da entidade foi condenado por corrupção e falsificação de documentos na Suíça.

Foto reprodução: Policia Federal

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp