Por Lígia Saba
Nesta quarta-feira (07) o então presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi assassinado a tiros em um ataque a sua residência. Essa não é a primeira vez que um país da amarica tem seu líder assassinado. Desde o século XIX ao menos 16 líderes políticos já foram assassinados enquanto exerciam o cargo na América. Os casos se concentram principalmente entre os anos 1970 e 1960. Confira abaixo uma lista com 10 desses casos ocorridos na América.
10. Gabriel Garcia Moreno
Em 1875 o então líder do Equador foi assassinado por golpes de facão, dentro do palácio do governo em uma emboscada armada por um grupo opositor.
9. Luis Miguel Cerro
O então presidente do Peru chegou ao governo após um golpe militar e foi assassinado a tiros em 1933. O responsável pelo atentado foi um militante de um dos partidos que haviam sido banidos pelo governo.
8. Venustiano Carranza
Um dos líderes da revolução mexicana de 1910, o então presidente do país foi morto a mando de um de seus antigos aliados enquanto realizava um passeio a cavalo em 1920.
7. Tomás Gutiérrez
O líder peruano foi morto em 1872 durante uma revolta popular. Ele até tentou fugir do palácio disfarçado, mas acabou sendo reconhecido pelos manifestantes na rua e morto.
6. Manuel Henrique Araújo
Em El Salvador, em 1913, o então presidente Manuel Henrique Araújo levou tiros e golpes de facão enquanto assistia a um concerto em um parque. O líder político morreu cinco dias depois devido a complicações durante uma cirurgia para retirar fragmentos de balas.
5. Carlos Castillo
Em 1957 um guarda do palácio ligado a oposição matou o então presidente da Guatemala que havia chegado ao poder por um golpe de Estado.
4. Ramon Cacéres
O líder da República Dominicana foi assassinado em 1911 em uma emboscada armada por seus opositores.
3. Abraham Lincoln
O então presidentes do Estados Unidos foi assassinado por um ator dentro do teatro onde assistia uma peça, em 1865.
2. William Mckinley
Em 1901 o então presidente dos Estados Unidos foi baleado enquanto visitava uma mostra em Buffalo.
1. John Kennedy
Um dos casos mais emblemáticos de assassinatos de líderes políticos ocorreu em 1963, nos Estados Unidos, quando John F. Kennedy foi baleado enquanto desfilava em um carro aberto em Dallas.