Cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil começam no dia 12 de julho

Cadastro e recadastramento do Passe Livre Estudantil

O cadastramento e recadastramento do programa Passe Livre Estudantil (PLE), programa oferecido pelo Governo de Goiás para estudantes de Goiânia, Região Metropolitana e Anápolis que garante o direito de duas viagens por dia e até 48 viagens por mês para o deslocamento de ida e volta até a instituição de ensino, serão realizados entre 12 de julho a 31 de agosto. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

Após a aprovação da solicitação, o cartão do novo beneficiário terá o prazo de 15 dias para ser feito. Quando pronto, deverá ser retirado pelo estudante na Unidade do Vapt Vupt escolhida no momento da inscrição. A ativação do cartão é feita somete após o agendamento pelo site.

Assim que encerrado o prazo, o sistema permanecerá aberto somente para resolução de possíveis reprovações de solicitações, até 30 de setembro. O cadastramento e recadastramento de moradores da região metropolitana de Goiânia são realizados pelo site.

Anápolis

No município, o recadastramento das instituições de ensino permanece sendo feita de maneira automática. Já os recadastramentos dos usuários veteranos serão efetivados por declarações enviadas pelas instituições de ensino cadastradas no PLE, conforme a demanda do estudante.

Para aqueles que ainda não fazem parte do benefício, o cadastro é feito presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizado na localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes

Após a aprovação da solicitação, o cartão pode ser retirado no prazo de sete dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na Rua Tonico de Pina, no Setor Central.

Vale lembrar que, em Anápolis, todos os contemplados pelo passe livre devem fazer a ativação do benefício junto ao governo, nas unidades do Vapt Vupt do município. O agendamento para atendimento é realizado no portal.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp