10 mitos científicos clássicos

Por Lígia Saba

Ao longo da história da humanidade vários mitos científicos foram ditos e reproduzidos como verdades absolutas percorrendo gerações e chegando até os dias atuais. Confira abaixo uma lista com 10 fatos que você provavelmente já escutou mas que na verdade são apenas mitos.

10. Só usamos 10% de nosso cérebro

A verdade é que usamos todas as áreas de nosso cérebro, até quando estamos descansando. É verdade que o cérebro é muito flexível (podemos viver com metade dele) e que não usamos tudo de uma vez, já que algumas áreas são especializadas: quando caminhamos, por exemplo, as partes centradas na atividade motora a motor são mais ativas que outras. Mas não há uma parte do cérebro que não faça nada e que esteja esperando ser ativada para ganharmos superpoderes.

9. Cada parte da língua é especializada em um sabor específico

Embora seja algo que muitos aprendemos quando crianças, na verdade os receptores de sabor estão distribuídos por toda a língua.

8. As unhas e o cabelo continuam crescendo depois da morte

Um cadáver não pode produzir novas células. A BBC explicou que a pele em volta das unhas se desidrata e por isso elas parecem mais longas. O mesmo ocorre com a pele do queixo, o que faz parecer que a barba cresceu.

7. Nunca se deve despertar um sonâmbulo

É possível que a pessoa se mostre incomodada e desorientada. Mais ou menos como quando nos acordam de um sono profundo. É desagradável, mas não há perigo de infarto nem de coma, e, em caso de risco, pode ser até recomendável (para que não tropece e caia).

6. Einstein foi reprovado em matemática

O cientista nunca foi um mau aluno e, de fato, começou a estudar cálculo três anos antes do resto de seus companheiros. É verdade que recebeu a ajuda de outros matemáticos na hora de desenvolver seu trabalho, inclusive de Mileva Maric, sua primeira esposa, possível origem do mito.

5. Se saíssemos no espaço sem uma roupa especial explodiríamos

A forma de morrer neste caso é bem menos emocionante: a falta de oxigênio nos faria perder a consciência em apenas 15 segundos. Não é possível tomar ar e prender a respiração: não há pressão atmosférica e se os pulmões tivessem ar se expandiriam e se destroçariam.

4. O Sol é amarelo

Vemos esse astro amarelo por causa da nossa atmosfera, mas, na realidade, ele é branco. Como explica o IFL Science, as fotos de astronautas frequentemente são retocadas para que seja visto como estamos acostumados.

3. A Grande Muralha China pode ser vista do espaço

Embora haja polêmica a respeito, a verdade é que a grande muralha tem apenas alguns metros de largura, assim como uma estrada ou um aeroporto. Além disso, é de uma cor similar à do solo que a rodeia. Outras construções humanas podem ser vistas do espaço, como as estufas de Almería, o Parlamento da Romênia e a mina de cobre de Kennecot.

2. A água conduz eletricidade

Na realidade, a água pura é um bom isolante. O que conduz eletricidade são as impurezas, como os diferentes sais. Como a encontramos assim habitualmente (com outros elementos misturados), é melhor que continuemos a nos comportar da mesma maneira em relação a este mito.

1. O homem veio dos macacos

Darwin nunca disse tal coisa. O que ele disse é que os macacos e os homens tem um ancestral comum, que, como explicam em ABC Science, foi um primata. Dizer que viemos do macaco é como dizer que somos filhos de nossos primos, conforme publicou o jornal The Guardian.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp